Da parceria entre a Ikea e a World Surf League, nasceu a Kåseberga a nova coleção destinada não só a quem vive em sintonia com o oceano, mas a todas as pessoas que querem ter um estilo de vida ativo e ajudar a combater a poluição provocada pelo plástico através da utilização de materiais renováveis e reciclados. A nova coleção foi criada em colaboração com os surfistas profissionais Rob Machado e Kassia Meador, e com os insights de mais de 3500 surfistas.
De acordo com Cátia Carvalho, durante a pandemia a vida em casa ganhou outras dimensões e por isso “esta é uma coleção virada tanto para a casa para o interior como para o exterior, mas principalmente porque nós durante este ano de pandemia tivemos um impacto muito forte na saúde mental. 32% das pessoas por exemplo, em Portugal, disse-nos que a sua saúde mental foi afetada porque passaram muito tempo só no seu refúgio, na sua casa. Então a dinâmica de ir à procura de um espaço exterior e de atividades ao ar livre tornou-se ainda mais importante para elas”, explicou a responsável de design de interiores da Ikea.
E foi a partir daí que no Ikea nasceu a vontade de procurar comunidades que desse ideias de como melhorar a vida dentro e fora de casa “encontrámos a World Surf League, que tem esta componente clara do bem-estar, do equilíbrio, mas também do impacto positivo no planeta. Então juntamos estas duas forças que para nós são importantes para criar esta coleção que nos permite fazer desporto e a dar novas dinâmicas, mas também ter um impacto positivo como o que vamos fazer hoje aqui: uma recolha de lixo.” explicou Cátia Carvalho.
Entre os 26 produtos desta gama, destacam-se alguns artigos como o saco para recolher lixo, criado para ajudar a manter as praias e oceanos limpos, um tapete de ioga, uma prancha de bodysurf, uma toalha, ponchos de praia e um novo saco inspirado no conhecido modelo FRAKTA – o saco azul da IKEA – com o fundo reforçado e compartimentos amovíveis.
Sobre os materiais utilizados a responsável da Ikea, deixou claro que “utilizamos aqui materiais naturais ou materiais de fontes sempre renováveis, mas também aliamos a outro tipo de materiais que são tão importantes para nós em Portugal como a cortiça. A cortiça ganha aqui uma dinâmica nos nossos produtos para procurar um bem-estar em casa e no nosso dia a dia como tapetes de yoga ou pranchas de equilíbrio. Portanto temos aqui alguma diversidade nos materiais”.
Muitos são os surfistas que habitualmente utilizam o conhecido saco azul da IKEA para transportar equipamento para a praia e para pôr os pés quando trocam de roupa, evitando o contacto com a areia. O novo saco Kåseberga, inspirado no FRAKTA, pode ser usado da mesma forma, já que tem o fundo duplo que permite trocar de roupa em pé sobre o saco e um espaço para artigos molhados, características que simplificam a vida de praia dos surfistas e das famílias.
As garrafas de água que habitualmente se leva para a praia são de plástico e muitas vezes acabam por encher os caixotes de lixo ou até mesmo ficarem abandonadas no areal. Assim a Kåseberga, apresenta uma garrafa duradoura, em aço inoxidável, que pode ser usada vezes sem conta. Tem capacidade para 1 litro e é fácil de transportar. “Esperamos que inspire muitas pessoas a usarem garrafas reutilizáveis para uma vida mais saudável e consciente”.
Já o tapete de ioga Kåseberga é feito de cortiça, outro material natural e macio para o contacto com o corpo e com borracha natural na base para uma boa aderência ao chão.
O descontraído poncho de banho Kåseberga vai ajudar surfistas e famílias no momento de trocar de roupa na praia. O capuz e as aberturas na bolsa de canguru, que permitem enfiar as mãos para trocar de roupa, são características bastante práticas para depois de um banho no mar.
Estes são alguns dos artigos que fazem parte desta coleção, amiga do ambiente, cujo processo de criação, começou quando a IKEA e a WSL se juntaram para explorar o dia-a-dia de pessoas com um estilo de vida ativo e ligado ao mar. O resultado foi esta serie de produtos pensados para aqueles que estão sempre com os olhos postos no próximo destino.
A terminar a breve conversa com o aNotícia.pt, Cátia resumiu as suas espectativas numa frase “Acreditamos que os portugueses se vão encantar com esta coleção”.