O Município de Coruche, entidade líder da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, recebe a FICOR – Feira Internacional da Cortiça entres os dias 26 a 29 de maio, num formato completamente presencial, após dois anos em modelo limitado devido à pandemia. Durante estes quatro dias a capital mundial da cortiça será palco de diversas conferências e debates, desfiles de moda, concertos, espetáculos de stand-up comedy, provas de vinho e terá também espaços dedicados à gastronomia.
O primeiro dia da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, organizado pela Câmara Municipal de Coruche, o dia da Fileira da Cortiça, terá início com a reunião anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça” que conta com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Engº João Paulo Catarino. Nesse mesmo dia pelas 11 horas terá lugar a Assembleia Geral da RETECORK, Rede Europeia de Territórios Corticeiros, da parte da tarde, às 15 horas, será apresentado o Plano de Salvaguarda da Tiragem da Cortiça do concelho de Coruche e o passaporte e brochura promocional do território “Montado de Sobro e Cortiça – Um Território a descobrir”. De seguida, será inaugurada pelas 17h a exposição de fotografia “Descortiçar – Amadia, a arte de retirar a casa sem ferir o Sobreiro” na galeria do mercado municipal às 17H,
A inauguração oficial da FICOR será às 18h30 no dia 26 de maio e contará com a presença do Sr. Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. Carlos Miguel.
Um dos principais destaques da Feira Internacional da Cortiça deste ano vai para o desfile de moda Coruche Fashion Cork, apresentado por Isabel Angelino, no qual serão dados a conhecer os projetos e as ideias candidatas à V edição do “Concurso de Ideias e Criatividade“.
Na maior feira de cortiça do País, sucedem-se as provas e as Conversas Sobre o Vinho no Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho. Por outro lado, no espaço Sabores do Montado, haverá a degustação da gastronomia e dos sabores do território. O Município promete, ainda, momentos de evasão e desportivos como a Corrida das Pontes e da Família ou o I Concurso Morfofuncional do Cavalo Luso-Árabe, não esquecendo uma grandiosa corrida de toiros, lidada mano a mano por Rui Fernandes e João Ribeiro Telles.
Esta será a primeira edição da FICOR após o reconhecimento da “Tiragem da Cortiça” enquanto “Património Cultural Imaterial de Portugal”.
Conheça todo o programa da FICOR – Feira Internacional da Cortiça: http://www.ficor.com.pt/programa-3/