Para 2022, a Nissan reformulou recentemente a sua gama Micra, que passa a contar com um escalonamento de versões mais ajustado às expectativas dos clientes nacionais. E a que se junta a versão KIIRO (que significa “Amarelo” em japonês), para quem procura um Micra ainda mais irreverente.
Design apelativo
O Micra 1.0 IG-T KIIRO introduz uma nova dimensão no segmento B, oferecendo um bom nível de equipamento, espaço interior topo de gama característicos do Nissan Micra, com elementos exteriores que enriquecem o design e lhe conferem um caracter arrojado, para os clientes que procuram um estilo diferente e moderno, mas para quem o preço é, também, fator de escolha.
Desenvolvido sobre o grau Acenta, o Micra KIIRO conta com um amplo conjunto de equipamento específico: pilar C decorado com padrão próprio e logótipo Kiiro, vidros traseiros escurecidos, jantes em liga leve de 17″ Carbonlook, cor exterior Gunmetal Grey com apontamentos em amarelo e faróis de nevoeiro dianteiros.
Motor com elevada tecnologia
O Micra KIIRO recorre ao reconhecido motor 1.0 litros turbocomprimido IG-T (injeção direta a gasolina), disponibiliza 92cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. Beneficia de várias evoluções técnicas que, em conjunto, criam um melhor processo de combustão e redução do peso da unidade, com efeitos diretos numa melhor economia de combustível e emissões de CO2 mais baixas.
Neste motor de elevada tecnologia, o fluxo do líquido de refrigeração é otimizado através de duas passagens na cabeça do motor, para maximizar a dissipação de energia. Desta forma, melhora-se a gestão do calor e logo a combustão.
Os cilindros são fundidos diretamente no bloco, uma tecnologia desenvolvida inicialmente para o superdesportivo Nissan GT-R. Minimizando a fricção nas paredes do cilindro, este tipo de construção reduz o peso e melhora a dissipação do calor com consequências benéficas diretas na eficiência da combustão e, consequentemente, melhorando a economia de combustível e as emissões.
A correia de distribuição elástica, feita de um material especial que lhe permite funcionar sem tensor, reduz, também ela, o peso e a fricção e melhora ainda mais a economia de combustível e as emissões de CO2.
A opção por uma cabeça do motor com coletor de admissão integrada e cobertura de plástico torna o motor 1.0 IG-T do Micra mais compacto e permite um melhor dimensionamento do motor, reduzindo o número de condutas para um melhor e mais rápido aquecimento dos catalisadores, o que resulta em emissões mais limpas.
Uma cambota de aço forjado – de diâmetro reduzido e dispondo de superfícies com um superacabamento para reduzir a fricção – e atuadores elétricos do turbo, proporcionam uma resposta rápida e precisa, melhorando a entrega da potência e contribuindo para uma condução limpa e divertida.
Uma história de sucesso de quinta geração
Desde que foi revelada no Salão Automóvel de Paris de 2016, a quinta geração do Nissan Micra recebeu um poderoso eco na imprensa. A comunicação social elogiou o seu design expressivo, o interior revigorante e as tecnologias avançadas de assistência à condução.
Foi também um sucesso entre os clientes, que adoram o design exterior marcante, os interiores de elevada qualidade e o desempenho de condução. Também elogiado é o nível de equipamento no novo Micra, em particular as tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan, tais como o Sistema Inteligente de Manutenção da Faixa de Rodagem e o Sistema Inteligente Anticolisão com Deteção de Peões.
O Micra KIIRO já está disponível em toda a rede de concessionários oficiais da Nissan em Portugal, com preços recomendados de venda a público a partir de 20.255 euros.