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“Centro de Portugal, um destino e tanto”, mostra o “tanto” que o Centro tem para oferecer

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“Centro de Portugal, um destino e tanto”, mostra o “tanto” que o Centro tem para oferecer
"Centro de Portugal, um destino e tanto", mostra o “tanto” que o Centro tem para oferecer - Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Turismo Centro de Portugal, apresentou esta terça-feira, 31 de maio, a nova campanha promocional, “Centro de Portugal, um destino e tanto”, que pretende mostrar a grandeza de um território que tem tanto saber, tanto sabor, tanto céu, tanto mar, tanto verde, tanto… que a única palavra capaz de traduzir tudo isto é: TANTO.

A campanha “Centro de Portugal, um destino e tanto”, foi apresentada na passada terça-feira, 31 de maio, no Lumen Hotel and the Lisbon Light Show, em Lisboa, tendo as imagens sido projetadas em videomapping nas paredes envolventes do pátio do hotel.

A cerimónia contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal, Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, Alexandre Marto Pereira, do Fatima Hotels Group e do Lumen Hotel, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, e Jorge Loureiro, vogal da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal, entre outras personalidades.

A proposta criativa da campanha, da autoria da Lobby Films and Advertising, assenta na palavra “tanto”. Isto porque o Centro de Portugal oferece “tanto território, tanto saber, tanto sabor, tanto ar, tanto mar, tanto verde, tanto… que a única palavra que o consegue representar é ‘tanto'”.

Numa altura em que os números da procura turística superam já os que se verificavam antes da pandemia, a campanha destaca a grande diversidade do território do Centro de Portugal onde se poderá encontrar toda esta diversidade numa curta distância e num curto espaço de tempo.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou que esta nova campanha “assenta na estratégia de afirmação e consolidação do Centro de Portugal como o primeiro destino para os visitantes nacionais, do mercado interno”. É uma campanha consistente e convergente com a estratégia que formulámos em 2014, de rebranding da marca Centro de Portugal, que assenta no conceito ‘Um país dentro do País”. Para isso, precisamos anualmente de reforçar a marca com novos conteúdos de comunicação, que associem a criatividade à marca Centro de Portugal, numa estratégia convergente com o Turismo de Portugal. É essa a premissa desta nova campanha”, explicou.

Por outro lado, Pedro Machado referiu ainda que a campanha “reflete a nossa preocupação com a agenda para a sustentabilidade, tanto económica, com ambiental e social. Ao mostrar as novas experiências que a região tem para mostrar, contribui para diminuir as assimetrias regionais e reforça a coesão territorial”.

Com esta campanha a Turismo Centro de Portugal, pretende comunicar com as famílias que procuram experiências novas e tranquilidade, pessoas que preferem a natureza à cidade, que querem silêncio, equilíbrio, e fugir ao stress de grandes aglomerados. Este é um target que também se interessa por gastronomia, história, tradições, genuinidade, enoturismo, entre outros produtos turísticos que podem ser, fácil e rapidamente, encontrados no Centro de Portugal.

Mas o Centro de Portugal também quer comunicar com quem deseja conhecer lugares mais citadinos. E são tantos os espaços que preservam a beleza do património de outrora nos seus edifícios, ou que espalham criatividade urbana em fachadas coloridas.

Por outro lado, também atrai os amantes do desporto, do cycling, das caminhadas, das escaladas, do parapente, dos desportos náuticos, que surgem de forma mais individual ou em pequenos grupos de amigos.

Mas há ainda quem procure a fé e a espiritualidade, em todas as suas manifestações, religiosas ou não. O Santuário de Fátima e os Caminhos Marianos, os Caminhos de Santiago, a Rota das Judiarias e o património judaico, são apenas alguns exemplos.

E há as novas tendências, como o turismo industrial, o nomadismo digital e trabalho remoto, o turismo literário.

Comunicar e corresponder às expetativas de todos estes perfis, exigem uma comunicação segmentada, e tão transversal e flexível quanto a sua oferta.

Neste âmbito, Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal, sublinhou a importância do mercado interno nos anos de pandemia, cuja importância é reforçada na campanha. “Se há mercado que marcou a diferença durante estes dois anos de sofrimento para o setor turístico foi o mercado interno. A região Centro de Portugal surpreendeu os muitos portugueses que a descobriram em 2020 e 2021”, frisou, elogiando também “o trabalho que a Turismo Centro de Portugal tem vindo a fazer na estruturação do produto e na promoção do território”. “Há muito trabalho por trás, que junta à mesma mesa os parceiros públicos e os empresários, para gizar as melhores soluções para o território”, acrescentou.

Por sua vez, Telmo Martins, o autor da campanha, explicou o processo da sua criação. “Todas as marcas relacionadas com o turismo têm a responsabilidade tremenda de tornar a vida das pessoas mais feliz. A construção desta campanha tem muito a ver com isso. Procurámos relacionar a marca Centro de Portugal com a felicidade”, considerou. Por outro lado, explicou, “foi a diversidade da oferta nesta região, que tem tanto para mostrar, em que se vai rapidamente do mar à serra, que nos fez chegar ao claim de toda a campanha: Centro de Portugal, um destino e tanto”.

E aí está a campanha Centro de Portugal, um destino e tanto, disponível desde hoje em múltiplas plataformas quer físicas – como mupies, e outdoors – quer digitais, nomeadamente nas redes sociais, em marketing digital e no site www.turismodocentro.pt. Um filme e um spot de rádio complementam o posicionamento estratégico da campanha.

aNOTÍCIA.pt