A iniciativa é da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão no âmbito do Projecto “Terras de Excelência” com o lema Prova e Inspira.
O objectivo é valorizar e promover a Doçaria Tradicional Regional através da criação original de um doce confeccionado com base nos produtos endógenos.
Trata-se de uma iniciativa que deixa o Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Miguel Ferro Pereira, “muito orgulhoso”.
“Este concurso surge da vontade de enaltecer os sabores e saberes locais da região e sensibilizar a população para a importância cultural, social e económica da Doçaria Tradicional da Região enquanto referência da gastronomia do Concelho e atractivo turístico”.
As candidaturas são abertas a restaurantes, padarias, escolas de hotelaria, pastelarias ou trabalhadores em nome individual na área da pastelaria, que sejam do Distrito de Castelo Branco e Distrito de Portalegre.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 30 de Abril.
Várias personalidades da região e do sector constituem o júri e a presidir encontra-se a Chefe Luísa Fernandes, mais conhecida por ‘Luisinha’.
Quanto ao vencedor, será conhecido no dia 23 de Junho, às 21h00. O concurso culmina com a cerimónia de entrega de prémios na Feira dos Sabores do Tejo e durante este dia os visitantes terão a oportunidade de degustar os cinco doces finalistas, contribuindo com o seu voto para a eleição do doce vencedor da sua região.
Para fazer a inscrição e saber todos os pormenores basta aceder ao site: http://www.cm-vvrodao.pt/