Num formato antológico, reflexivo e pessoal, esta Exposição de pintura e desenho apresenta um conjunto de cinquenta e uma obras produzidas entre 2003 e a atualidade, esboçando um retrato do seu percurso, nos últimos quinze anos.
Sofia Areal está representada em diversas coleções, públicas e privadas.
Da sua presença em acervos institucionais, destacam-se as representações na Fundação de Serralves, no Porto, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada e no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Com múltiplas passagens pela Madeira, tanto em exposições individuais quanto coletivas, recordem-se as mostras realizadas no antigo Museu de Arte Contemporânea do Funchal /Fortaleza de São Tiago – “No mar do mar” (1998) e “Paula Rego, Lourdes Castro, Sofia Areal e Ana Vidigal” (2000) – e, em 2006, “360º ao Sol”, realizada em parceria com os Artistas Unidos.
Outros projetos marcaram, ainda, a sua passagem pela Ilha, como sejam as mostras na Galeria Porta 33 (1993), na Quinta do Revoredo – Casa de Cultura de Santa Cruz (1997) e no Museu Henrique e Francisco Franco (1998).
A exposição irá estar patente ao público até ao próximo dia 2 de outubro, no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.