Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, esta tradição é um motivo de orgulho: “Já nos habituámos a que a Volta a Portugal passe pela cidade onde o ciclismo vive todo o ano e faz vibrar as populações. Este ano em Viseu volta a unir-se a cultura ao desporto e lazer, é com prazer que recebemos os atletas com o espírito que caracteriza as nossas gentes. A cidade-região será sempre a tela e o palco perfeitos para o ciclismo.”
A 5ª etapa, a 6 de agosto, vai encerrar a primeira fase da competição e terá pouco mais de 191 quilómetros ligando o Sabugal a Viseu, com o pelotão a chegar à emblemática Avenida da Europa cerca das17h30. Terminada a etapa começam as inúmeras e animadas iniciativas da autarquia e da organização da Volta para festejar a presença em Viseu. O Concerto da Volta de Miguel Araújo vai acontecer no Largo da Sé, às 21h30. A Festa da Volta continua noite dentro na discoteca “NB Club”.
Na terça-feira, 7 de agosto, enquanto o pelotão profissional da Volta a Portugal Santander aproveita o Dia de Descanso para recuperar forças realiza-se em, Viseu, a já tradicional “Etapa da Volta” dedicada à comunidade cicloturista. A “Etapa da Volta Via Verde RTP” comemora o décimo segundo aniversário e está pela sexta vez em Viseu. A partida vai acontecer às 10 horas, na Avenida da Europa. Os cicloturistas vão fazer um percurso de aproximadamente 90 quilómetros, sendo os últimos 20 percorridos em “andamento livre”. As inscrições para a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP estão abertas em www.volta-portugal.pt ou no site da Via Verde.
A 80ª Volta a Portugal Santander realiza-se de 1 a 12 de agosto com Prólogo em Setúbal e a festa final em Fafe.