A iniciativa é realizada em parceria com a Vichy, especialista em cuidados da pele, há onze anos consecutivos, tendo o projeto “#OMEUSOL: vive + o verão” ajudado a mudar comportamentos de mais de 150 mil crianças, adolescentes e jovens adultos, contribuindo para a adoção de comportamentos saudáveis e responsáveis.
Para assegurar a eficácia do projeto no terreno, a CVP forma todos os anos dezenas de voluntários das delegações locais num evento de lançamento do projeto em Lisboa. A formação, que inclui uma componente científica sobre os malefícios da exposição à radiação UV para a pele, e uma componente prática, com partilha de experiências entre os voluntários e treino de exercícios pedagógicos, capacita as delegações para sensibilizar os veraneantes sobre os comportamentos a adotar durante a exposição solar.
Cada uma das delegações organiza todos os anos nas suas áreas de atuação ações de sensibilização específicas a cada um dos públicos-alvo – crianças, adolescentes e jovens adultos – com especial foco na prevenção do cancro da pele, assim como através de jogos e exercícios pedagógicos com materiais educativos desenvolvidos especificamente para este projeto.
Os 776 voluntários vão estar junto de praias fluviais, marítimas, piscinas municipais e noutros eventos ao ar livre, promovidos pelas autarquias do país, chegando a cerca de 30 mil pessoas em atividades durante a época balnear, entre crianças, adolescentes e jovens adultos. De referir que as crianças são o público mais permeável desta iniciativa, uma vez que com muita frequência são elas que formam os comportamentos dos pais através da imitação e transposição da informação que receberam do projeto “#OMEUSOL: vive + o verão”.
Este programa tem vindo a ganhar maior dimensão e abrangência de edição para edição e para Francisco George, presidente da Cruz Vermelha, “a realização desta iniciativa é muito importante para a CVP porque através de conselhos úteis dados pelos voluntários sobre a exposição solar permite-nos formar e adequar comportamentos, principalmente junto das camadas mais jovens. Mas também os jovens adultos são um público importante a formar sobre os benefícios versus malefícios para desfrutar do sol da forma mais saudável”.
Pelo 11º ano consecutivo a Vichy apoia esta iniciativa e este ano a marca foi condecorada pela CVP, tendo o presidente da CVP, Francisco George, entregue a medalha a Jorge Sucena, Group Product Manager dos Laboratórios Vichy, durante a sessão de formação das delegações locais. “Esta condecoração visa representar o empenho que a Vichy tem vindo a prestar, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, ao longo de 11 anos consecutivos, aconselhando sobre a exposição solar na época balnear, tendo como foco a Prevenção Primária”, afirma Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
A Vichy financia a formação dos voluntários da CVP e oferece protetores solares, bonés e sacos de praia que são usados nas ações de sensibilização. Desenvolve e produz ainda os materiais e jogos pedagógicos de apoio à implementação do projeto para crianças, jovens e adultos, materiais que são também disponibilizados nas farmácias parceiras do projeto.