O cantor e compositor brasileiro Pierre Aderne vai reunir convidados especiais no Sótão Café-Concerto do Teatro Tivoli BBVA todas as sextas-feiras de junho, dias 10, 17 e 24.
O objetivo destes encontros é a partilha de histórias, poemas e canções fomentando o convívio entre vários saberes e emoções, regados a vinho e com “galinhada da madrugada”.
Nas palavras de André Magalhães, um dos chefs responsáveis pela preparação do petisco, a Galinhada é “apurada num caldeirão de memórias que junta galinhas caipiras, ou talvez de Angola, ou à cafreal, temperos sonhados, kiabos suados, no azeite dendém dos palmares do Bengo, chouriço de lata, do fubeiro da Canata, arroz de caboclo, farofa amarela, milhos demolhados, inspirados, na Cachupa do Poço dos Negros”.
As tertúlias de Pierre Aderne iniciaram-se na sua casa, no Rio de Janeiro, em 2004 e, em 2011, decide recuperá-las, agora em Lisboa, na Rua das Pretas, tendo por lá passado convidados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carminho, Tito Paris, Ana Moura, Melody Gardot, Camané, Jorge Palma, Mário Laginha, Lura, Anna Maria Jopek, Edu Krieger, Ana Carolina, Fernanda Abreu, António Zambujo, Valter Hugo Mãe, Sara Tavares, entre tantos outros.
Com a sala de estar da Rua das Pretas a tornar-se pequena, o artista decide levar os encontros para o Tivoli, terminando a noite com DJ´s surpresa.
Para o escritor Valter Hugo Mãe, estes encontros favorecem a proximidade entre o Brasil e Portugal e “sempre penso que o modo de o fazer com profundidade é manter o conhecimento mútuo e deixar que o amor aconteça. Os dois países ficam perto se souberem manter a sua identidade pelo lado mais absoluto da pertença: a oportunidade da paixão. O que Pierre Aderne faz é isso mesmo. Age por amor.”
O preço do bilhete tem o valor de 15 euros e inclui 1 copo de vinho e uma dose de galinhada.