Os novos Mustang, EcoSport e Tourneo Custom vêm-se acompanhados pela nova pick-up Ranger Black Edition, variante limitada a apenas 2.500 exemplares, ali também exposta pela primeira vez.
Apostando na diversidade da sua gama de modelos para a Europa, a Ford mostra as novas versões do Fiesta, modelo com mais de 18 milhões de unidades produzidas para todo o mundo ao longo de quatro décadas, junto com o exclusivo Ford GT, modelo cuja produção está limitada a apenas 1.000 unidades ao longo de quatro anos de produção confirmada, ali expondo a edição especial ’67 Heritage, recentemente desvendada.
“A amplitude da nossa gama de produtos permite que a Ford democratize as inovações e as tecnologias sofisticadas, disponibilizando-as aos clientes de todo o tipo de veículos. As nossas pesquisas em termos de comandos e ecrãs do Ford GT, o nosso supercarro de ultra-elevada performance, serviram de inspiração para o ecrã digital de 12 polegadas do nosso novo Ford Mustang e para o layout ergonómico dos comandos do novo EcoSport,” comentou Steven Armstrong, Vice-Presidente do Grupo e Presidente para a Europa, Médio Oriente e África, Ford Motor Company.
A Alemanha é um importante centro de investigação, design e produção da Ford. A primeira pedra das instalações da fábrica de Colónia, local onde o novo Fiesta é presentemente construído, foi lançadas em 1930, numa cidade que é também sede dos Centros de Design e de Desenvolvimento de Produto da Ford.
Quanto à fábrica de Saarlouis, onde nascem os modelos Focus, C-MAX e Grand C‑MAX , atingiu no ano passado o seu veículo nº 14.000.000. O único Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford estabelecido fora dos EUA situa-se na Alemanha, em Aachen.
O inconfundível Mustang
Mais elegante, mais rápido e mais tecnológico, o novo Ford Mustang para a Europa surge com um estilo mais atlético, um motor mais sofisticado e melhorias ao nível das suspensões, bem como novas e avançadas soluções de apoio à condução. A Ford vendeu cerca de 30.000 unidades Mustang na Europa desde que este icónico desportivo foi colocado à venda na região, no início de 2015 e pela primeira vez em mais de 50 anos.
O perfil imediatamente reconhecível do potente Mustang conta agora com um capot mais baixo e um visual mais agressivo. A concepção da marcante traseira é reforçada com um pára-choques e um difusor remodelados.
A fantástica performance do Mustang e a experiência de condução inerente surgem acompanhadas de um bloco Ford V8 de 5,0 litros mais evoluído, entregando uma potência máxima prevista de 450 CV. Quer este motor, quer o 2.3 EcoBoost de 290 cv estão disponíveis com a nova e sofisticada transmissão automática de 10 velocidades, com passagens de caixa adaptativas e em tempo real, garante consumos e emissões mais baixas* e melhores acelerações.
“Normalmente, sempre que passamos de caixa perdemos tempo,” explica Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Mustang (Ford Europa). “A nova transmissão de 10 velocidades do Mustang permite ao motor desenvolver os níveis máximos de potência e binário sempre que passamos da caixa para uma relação mais alta, garantindo acelerações mais rápidas e um desempenho contínuo. Prevemos que o resultado vai ser o Ford Mustang mais rápido de sempre.”
O novo sistema opcional de amortecimento MagneRide Damping System consegue responder com uma rapidez fulminante às alterações nas condições da estrada, estando agora disponíveis dois novos Modos de Condução (Drag Strip Mode e My Mode, este último configurável), juntando-se aos habituais Normal, Sport, Track e Snow/Wet. O Sistema de Escape com Válvula Activa integra o inovador Modo Boa Vizinhança, para limitar automaticamente o ruído do escape de forma a não perturbar os vizinhos.
Com o modo Drag Strip activado, a Ford espera que o novo Mustang V8 de 5,0 litros tenha a mais rápida aceleração de sempre, cumprindo os 0 aos 97 km/h em menos de 4 segundos, performance em tempos apenas acessível a supercarros mais exóticos.
Da gama de tecnologias de assistência à condução do novo Ford Mustang incluem-se os sistemas de Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões, Controlo de Velocidade Adaptativo, Alerta de Distância, Aviso de Saída de Faixa e Ajuda à Manutenção de Faixa. Também disponível está o painel de instrumentos LCD de 12 polegadas, totalmente digital e personalizável, enquanto o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford, compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, pode ser controlado com comandos de voz simples e de conversação, ou com movimentos de toque e arrastamento no ecrã táctil central de 8 polegadas.
Novo EcoSport com capacidade e conforto acrescidos
O novo SUV compacto Ford EcoSport apresenta-se com níveis de capacidade e conforto acrescidos, num estilo mais refinado e com tecnologias sofisticadas. A Ford vendeu 150.000 unidades do SUV compacto EcoSport na Europa desde a introdução original do modelo na região em 2014.
O sistema Ford Intelligent All Wheel Drive (AWD) está, a partir de agora, disponível para o modelo, melhorando a tracção em estrada e fora dela, surgindo em combinação com um novo e avançado motor diesel Ford EcoBlue de 1,5 litros, com 125 cv e níveis de CO2 optimizados. A gama contará também com o multi-premiado bloco a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford, em variantes até aos 140 cv de potência.
Dinâmico, robusto e refinado, o exterior do novo EcoSport reflecte o estilo do Kuga de médio porte e no Ford Edge do segmento acima, apresentando-se em 12 cores atractivas, permitindo-se um maior número de opções de personalização, incluindo opções de cores contrastantes do tejadilho que se estendem até aos pilares das janelas, aos rebordos superiores das portas, ao spoiler traseiro e aos retrovisores exteriores
O novo e evoluído interior, topo de gama e centrado no utilizador do EcoSport integra comandos de fácil utilização e materiais de toque suave, destacando-se o ecrã de toque central e flutuante de 8 polegadas. Pela primeira vez, a gama incluirá uma nova variante desportiva EcoSport ST-Line, com inspiração Ford Performance no estilo exterior e interior.
Ao nível das tecnologias de assistência à condução e de conveniência, o novo EcoSport inclui, também em estreia, o Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável e a Câmara de Visão Traseira. Faróis automáticos e limpa pára-brisas com sensores de chuva estão também incluídos, tal como o Sistema de Informação do Ângulo Morto (BLIS) da Ford, que pode alertar o condutor face à aproximação lateral de outros veículos, um cluster de instrumentação digital de 4,2 polegadas, retrovisores exteriores eléctricos rebatíveis e aquecidos, sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 e o novo sistema de som premium B&O PLAY, especialmente calibrado para o EcoSport.
“Aprimorámos a qualidade, a tecnologia e a versatilidade do novo Ford EcoSport para garantir maiores níveis de confiança e de controlo que os clientes de SUV compactos buscam”, comentou Gary Boes, Diretor Global da Linha de Veículos B, da Ford Motor Company. “Os condutores irão sentir-se mais confortáveis e confiantes do que nunca.”
A versatilidade única da Tourneo Custom
A nova Tourneo Custom de transporte de passageiros permite viagens de primeira classe para grupos até 9 ocupantes. Apresentando um novo e arrojado design da secção frontal, partilhando o mesmo AND dos mais recentes modelos de passageiros da Ford, a nova Tourneo Custom é um único veículo no seu segmento, com a inclusão de 6 bancos de passageiros traseiros individuais, duas filas traseiras que podem ver-se organizadas em formato de conferência, permitindo um acesso excepcional e uma maior interacção entre os passageiros, em complemento à tradicional definição de duas fileiras de três bancos viradas para a frente.
Os passageiros traseiros também beneficiam de um sistema de ar condicionado mais eficaz, de seis entradas USB e de um sistema de áudio com 10-altifalantes. Os materiais de maior qualidade surgem nos tecidos reforçados e na adopção de couro granulado, ambiente em que poderão apreciar a conectividade melhorada permitida pelo sistema SYNC 3 da Ford, suportado por um ecrã de toque de 8 polegadas.
“Com a nova Tourneo Custom todos os passageiros podem desfrutar do melhor lugar da casa,” afirma Pete Reyes, Director de Linha de Veículos, Ford Europa. “Este versátil modelo de passageiros transformou-se por completo, apresentando um interior elegante que combina o conforto e a qualidade de um automóvel de luxo com os aspectos práticos e um excelente espaço disponível.”
A nova Tourneo Custom é o primeiro modelo do seu segmento a integrar o Limitador Inteligente de Velocidade, contando também com o Sistema de Informação do Ângulo Morto (BLIS) e o Alerta de Tráfego Cruzado. Estas tecnologias juntam-se ao já de si completo pacote da Tourneo Custom que inclui, entre outros, a Assistência Pré‑Colisão com Detecção de Peões, Alerta de Transposição de Faixa, Estabilizador de Ventos Laterais e Cruise Control Adaptativo.
O avançado bloco diesel 2.0 litros Ford EcoBlue disponibiliza potências até aos 170 cv, contribuindo para uma redução significativa dos custos de utilização e aumento da performance. A transmissão automática SelectShift de seis velocidades é suave e sensível, enquanto o sistema de suspensão traseira a ar, única no segmento, proporciona viagens suaves e controladas, num abrangente leque de condições de carga.
O pacote mais completo Titanium X, que inclui guarnições em couro, SYNC 3 com navegação por satélite, câmara de visão traseira e faróis de Xenon HID, é de série. Como opção há a mais dinâmica gama Sport, que integra o motor de 170 cv, um kit exterior completo, com listas duplas no capot, mais umas originais jantes de liga leve de 17 polegadas, para além do interior parcialmente em couro.
A exclusiva Ranger Black Edition
Limitada a apenas 2.500 exemplares, a nova Ranger Black Edition é uma nova versão distinta da pick-up n º 1 em vendas da Europa, surgindo com um visual impressionante, codificados por cores. Tendo por base a popular série Limited, a variante Black Edition possui cromados em Absolute Black, acabamentos em preto na grelha do radiador, nas jantes de liga leve, na barra desportiva, entre outros detalhes exteriores.
Apenas disponível em cabina dupla, a Ranger Black Edition conta com o seguinte equipamento de série: navegação por satélite, sensores de estacionamento à frente e câmara de visão traseira, adicionando às características da série Limited conteúdos como o sistema multimédia Ford SYNC 3 com ecrã de toque de 8 polegadas, controlo da climatização eletrónico bi-zona, bancos em couro e retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos.
Honrar a história de Le Mans
No início do presente ano, a Ford desvendou a edição exclusiva Ford GT ’67 Heritage, com a qual celebra a vitória em Le Mans 1967 do GT40 Mark IV conduzido por Dan Gurney e A.J. Foyt.
Esta edição especial Ford GT ’67 Heritage conta com uma pintura Race Red brilhante, com faixas brancas e um conjunto de conteúdos em carbono. O modelo conta com o nº 1 em fundo Frozen White no capot e portas, bem como jantes de alumínio forjado de 20 polegadas, com acabamentos em prata acetinada e porcas em preto. Pinças em vermelho e coberturas dos espelhos retrovisores prateados completam o visual.
O interior apresenta novos detalhes em couro nos assentos de fibra de carbono, com costuras contrastantes em vermelho, que se alargam ao volante. As fixações dos cintos de segurança são agora em vermelho e as patilhas de comando da caixa no volante em cinzento anodizado. Cada exemplar apresenta uma placa de identificação exclusiva, protecções das embaladeiras, saídas de ventilação e consola central em fibra de carbono fosco.
O motor V6 3.5 EcoBoost do Ford GT conta com 647 cv e um binário de 746 Nm oficialmente registados (SAE) na especificação norte-americana. Uma velocidade máxima de 347 km/h tornam o Ford GT no veículo de produção da Ford mais rápido de sempre.
Novo Ford Fiesta
O novo Fiesta é o citadino tecnologicamente mais avançado à venda na Europa, oferecendo sofisticadas tecnologias de assistência à condução, incluindo a Detecção de Peões, sistema que, pela primeira vez, pode ajudar a prevenir colisões no escuro, bem como o sistema de Assistência Activa ao Estacionamento da Ford, que pode intervir nos travões, de modo a evitar colisões a baixa velocidade nas manobras de estacionamento em modo mãos-livres.
No domínio da conectividade inclui o sistema de som premium B&O PLAY, o sistema de comunicações e entretenimento Ford SYNC 3 e ecrã táctil do tipo tablet até 8 polegadas. O novo Fiesta também oferece um elegante e revolucionário novo design exterior e interior, com mais opções de personalização do que nunca, o primeiro tejadilho, em vidro panorâmico, de abertura a todo o comprimento do modelo, e um reforçado carácter de prazer de condução.
A abrangente gama do novo Fiesta inclui o elegante Fiesta Titanium, o Fiesta ST-Line inspirado na linha Ford Performance, o topo-de-gama Fiesta Vignale e o Fiesta Trend. Já o crossover Fiesta Active apresenta-se como o primeiro exemplo de uma nova proposta de veículos Active, que se verá alargada a toda a gama de modelos Ford ao longo dos próximos anos, fechando-se o leque como o novo Fiesta ST de 200 cv, que também vai estar à venda no próximo ano.
A linha Ford Performance e os desportivos ST-Line
A nova gama de variantes desportivas ST-Line, com inspiração Ford Performance, passou a incluir o EcoSport ST-Line, que se juntou aos derivativos Edge ST-Line, Fiesta ST-Line, Focus ST-Line, Kuga ST-Line, Mondeo ST‑Line and S‑MAX ST-Line, estando expostas nos dias de abertura ao público do Salão de Frankfurt. Os derivativos Ford ST-Line garantem um estilo mais refinado e uma dinâmica mais desportiva, em conjugação com um conjunto de blocos EcoBoost a gasolina, diesel EcoBlue e diesel TDCi potentes e eficientes.
Também em exposição nos dias de público estará a gama Ford Performance, através dos modelos Focus ST e Focus RS, mais o compacto mas espaçoso KA+ de 5 portas.
—————–
Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.
* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.