Como refere, Hajesch “A primeira rede CAC pan-europeia desempenha um papel essencial no estabelecimento de um mercado para veículos eléctricos. A IONITY cumprirá o nosso objectivo comum de proporcionar aos clientes carregamento rápido e capacidade de fazer pagamento por via digital, facilitando viagens de longa distância.”
Criação das 20 primeiras estações de carga em 2017
Um total de 20 estações serão inauguradas ao público este ano, localizadas nas principais estradas na Alemanha, Noruega e Áustria, com intervalos de 120km entre si, através de parcerias com a “Tank & Rast”, “Circle K” e “OMV”. Ao longo de 2018, a rede irá expandir-se para mais de 100 estações, cada uma delas permitindo a múltiplos clientes, conduzindo carros de diferentes construtores, a carregar os seus veículos em simultâneo.
Com uma capacidade de até 350 kW por ponto de carregamento, a rede usará o Sistema de Carregamento Combinado (SCC) do sistema padrão de carregamento europeu, reduzindo significativamente os tempos de carga quando comparado com os sistemas actuais. Espera-se que a abordagem agnóstica de marca e a distribuição numa ampla rede europeia contribuam para tornar os veículos eléctricos mais apelativos.
A escolha das melhores localizações tem em consideração a potencial integração com as actuais tecnologias de carregamento e a IONITY está a negociar com as iniciativas das infraestruturas existentes, incluindo aquelas apoiadas pelas empresas participantes, bem como as instituições políticas. O investimento sublinha o compromisso que os construtores participantes estão a fazer nos veículos eléctricos e tem por base a cooperação internacional em toda a indústria.
Os parceiros fundadores, BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group, detêm quotas iguais na joint venture, enquanto outros construtores automóveis são convidados a ajudarem a expandir a rede.