fbpx
Início Atualidade Nacional Adolfo de Sousa Rodrigues e a sua obra em destaque em ‘Islenha’

Adolfo de Sousa Rodrigues e a sua obra em destaque em ‘Islenha’

0
Adolfo de Sousa Rodrigues e a sua obra em destaque em ‘Islenha’
Adolfo de Sousa Rodrigues e a sua obra em destaque em ‘Islenha’

“Adolfo de Sousa Rodrigues (1866-1908), um Pintor “Insatisfeito” é o título do interessante texto de Ramiro Gonçalves sobre este pintor de origem madeirense, mas que estudou e viveu quase sempre fora, tendo de resto falecido muito jovem, aos 41 anos. O Autor relembra deste modo o seu breve percurso humano e artístico, bem digno aliás de ser lembrado na História da Pintura Portuguesa. O quadro reproduzido na capa deste número é um dos seus mais interessantes trabalhos e representa a Baía de Câmara de Lobos, em toda a sua languidez atlântica.

Mas outros textos da Islenha 62 tratam da história de Arte, de literatura (sobre Herberto Helder), de História (como o do relato de Carl Skogman sobre a ilha e passagem no arquipélago da Fragata Eugenie) e de Biografia (silvicultor Vieira Natividade e seus trabalhos madeirenses).

Do próprio J. Vieira Natividade (1899-1968) republica-se o texto integral da sua conferência “Madeira: A Epopeia Rural”, na secção Documenta que, nas palavras do Editorial do Director da Revista, é “um dos mais belos e interessantes elogios à forma de ser e de estar na Madeira, face a uma natureza magra de recursos, de difícil subjugação da terra (alcandorada e sempre rochosa), cujo amanho ainda hoje é especialmente duro e desgastante.”

A terminar, as Leituras (do importante Dicionário de Falares do Arquipélago da Madeira, por António Carvalho da Silva) e bem assim o texto de apresentação da Pensar Diverso 5, por Ana Isabel Moniz, da Universidade da Madeira.

A Revista está à venda na Loja Livros DRC Madeira, à Rua dos Ferreiros, 165, nas Livrarias Habituais (na Região e no País), e pode ser encomendada através do e-mail [email protected] ou [email protected].