Depois da tarefa acabada, a festa continuou pela noite fora à volta das fogueiras e ao som das concertinas.
Hoje os troncos do Madeiro, foram transportados num cortejo muito participado para junto da Igreja Matriz, onde depois de empilhado, ficará a aguardar pela noite de 23 de dezembro, altura em que será ateada a habitual fogueira de Natal.
Este ano a “Vila Madeiro”, a par da tradição do madeiro, celebra a quadra natalícia com várias iniciativas, que ao longo dos três fins de semana de dezembro irão contribuir para uma grande receção aos ‘filhos da terra’, atrair visitantes à vila e dinamizar o comércio local.
O tradicional Mercado de Natal, as tasquinhas gastronómicas, e uma ação de reflorestação realizada em conjunto com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, durante a qual serão plantados vários sobreiros, árvore que “alimenta” a tradição natalícia do Madeiro de Penamacor, serão algumas das várias iniciativas, promovidas pela autarquia
As crianças poderão usufruir da tenda do Pai Natal, e participar numa prova de orientação, que decorrerá na Vila e na Mata Municipal.
Destaque ainda para os espetáculos de animação de rua, os presépios vivos e várias exposições subordinadas aos temas da tradição do Madeiro e do Concelho de Penamacor.
Enquanto aguardamos pela noite em que o Madeiro será ateado, e que prometemos acompanhar, iremos descobrir esta acolhedora Vila raiana, disfrutando das belezas naturais e da sua gastronomia tão peculiar nesta quadra natalícia.