Desenvolvida pela Ford Performance para os grandes entusiastas do todo-o-terreno, a primeira Ranger Raptor de sempre estará disponível para os clientes europeus amantes da aventura em meados de 2019, animada por uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue diesel de 2,0‑litros, que desenvolver 213 CV e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades da Ford.
Com uma presença dominante imposta pelas imponentes dimensões e pelo estilo radical, esta Ranger fora de série conta com o apoio de um inédito chassis Ford Performance totalmente optimizado para a condução agressiva em fora de estrada, com capacidade para chegar a todo o lado.
Também hoje, a Ford e a Microsoft revelaram que a nova Ranger Raptor estará presente no novo jogo de vídeo Forza Horizon 4, no final do ano, proporcionando a um número ainda maior de entusiastas a possibilidade experienciar as capacidades inigualáveis da pick-up. Ao apresentar a nova Ford Ranger Raptor no Gamescom – o maior evento do seu género na Europa – a Ford tornou-se no primeiro construtor a lançar um novo veículo no evento.
Como refere Leo Roeks, Director da Ford Performance Europa, “Podemos esquecer tudo o que pensávamos saber acerca de pick-ups. A nossa nova Ranger Raptor pertence a uma raça diferente: é um puro-sangue capaz de vencer o deserto em ritmo de corrida, e um todo-o-terreno radical para um estilo de vida activo, com as melhores capacidades de reboque e carga nas mais duras e exigentes condições de trabalho.”
Um novo vídeo da Ranger Raptor em acção pode ser visualizado neste link: https://youtu.be/U94wDbctu1U
Robusta e requintada
Concebida para enfrentar a dureza das competições fora de estrada, o chassis exclusive da Ranger Raptor apresenta uma construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência para resistir aos sacrifícios impostos pelas corridas todo-o-terreno.
Inspirada na competição, a suspensão da Raptor foi especialmente concebida para enfrentar os terrenos mais duros a alta velocidade, mantendo sempre total controlo e conforto. Os amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Amortecimento Activo) proporcionam maiores forças de amortecimento em situações extremas de condução fora de estrada, bem como menores forças de amortecimento em condições de utilização mais moderadas, privilegiando a suavidade e o conforto na condução em estrada.
Os amortecedores de elevado desempenho, com êmbolos de 46,6 mm, são complementados por braços de suspensão (triângulos) em alumínio, com torres de suspensão (amortecedores) salientes á frente e conjuntos integrados mola-amortecedor na suspensão traseira, que inclui também ligações Watt que atenuam substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento oscilante. A travagem está a cargo de discos ventilados à frente (332 mm de diâmetro x 32 mm de espessura) com pinças de êmbolos duplos, e discos ventilados atrás (332 mm por 24 mm).
Os pneus todo-o-terreno BF Goodrich 285/70 R17 foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, possuem paredes reforçadas, preparadas para os ambientes mais hostis, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em molhado, lama, areia e neve.
Nas palavras de Damien Ross, engenheiro-chefe do programa Ranger Raptor da Ford Motor Company , “A Ranger Raptor tem a capacidade de estar à vontade nas condições mais difíceis fora de estrada, sem qualquer esforço, e, também proporcionar uma condução de luxo em estrada. Na sua essência, a Ranger Raptor conta com a excepcional concepção e capacidade funcional já existente na Ranger ‘normal’, mas leva esses padrões bem mais longe. Do ponto de vista do prazer de condução, é mesmo um veículo muito especial.”
A Ranger Raptor possui também protecções específicas por baixo da carroçaria para anular os efeitos de quaisquer objectos e/ou obstáculos em fora de estrada. Além da protecção normal do motor e caixa de transferência, a zona inferior conta com uma chapa em aço de alta resistência, com 2,3 mm de espessura.
Impressionante nas formas e em funcionalidade
Apresentando-se em Azul Ford Performance, com contrastes em Cinzento Dyno, a concepção agressiva da nova Ranger Raptor assenta na performance e na funcionalidade.
Uma nova e expressiva grelha, inspirada na primeira pick-up de alta performance produzida em série a nível mundial – a Ford F‑150 Raptor – domina toda a secção frontal entre os faróis de xénon de alta intensidade, e acima do pára-choques integrando na carroçaria. Adaptado às condições de utilização no deserto, por exemplo, o pára-choques dianteiro integra também novas luzes de nevoeiro em LED e condutas de admissão de ar, tipo cortina e 100% funcionais, para melhorar o fluxo aerodinâmico em torno da carroçaria.
Além de vistosos, os guarda-lamas dianteiros alargados e em material compósito, foram concebidos para suportar, e minimizar, os danos causados pela utilização fora de estrada, bem como permitir mais curso da suspensão e pneus maiores. Os degraus laterais foram concebidos especificamente para evitar que a projecção de pedras atinjam a zona traseira da pick-up, e dispõe de pontos para drenar areia, lama e neve.
O AND da Ford Performance está presente em todo o interior, que exibe uma elevada qualidade de construção, cores harmoniosas e materiais robustos para cenários de condução entre a cidade e as serras. Os bancos almofadados foram especificamente desenhados para conferir apoio a alta velocidade em fora de estrada, com almofadado duplo para maior conforto e materiais tipo camurça para melhorar a aderência.
As costuras a azul e os apontamentos em cabedal rematam a decoração interior. As patilhas no volante, em magnésio e inspiradas na competição, permitem passagens de caixa rápidas e precisas, e estão correctamente posicionadas junto ao volante revestido a cabedal perfurado. O volante possui uma marca ao centro para ajudar o condutor a certificar-se da posição da direcção na condução fora de estrada, e tem estampado o logótipo Raptor.
Especialista em todos os terrenos
A Ranger Raptor possibilita ao condutor seleccionar um dos seis modos de condução integrados no Terrain Management System, para enfrentar um vasto leque de superfícies e cenários de condução. Os modos de condução compreendem:
- Modo Normal: prioridade ao conforto, economia de combustível e facilidade de condução
- Modo Sport: maior rapidez de resposta para uma condução mais dinâmica em estrada
- Modo Relva/Cascalho/Neve (Grass/Gravel/Snow): concebido para proporcionar uma condução segura e confiante em fora de estrada e em superfícies desniveladas
- Modo Lama/Areia (Mud/Sand): ajusta a resposta do veículo para optimizar a tracção e o impulso em superfícies altamente deformáveis, como areia e lama
- Modo Pedra (Rock): especificamente para pisos lentos e pedregosos, onde é fundamental contar com um controlo suave
- Modo Baja: ajusta a resposta para a performance de condução fora de estrada a alta velocidade, tal como fazem os pilotos no famoso Baja Desert Rally
Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o potente motor EcoBlue Bi-turbo de 2,0 litros e a transmissão automática de 10 velocidades, para comprovar a robustez e a durabilidade dos mesmo perante as condições mais desgastantes. Os testes incluíram manter em funcionamento contínuo, durante 200 horas, os turbos de baixa e alta pressão até estes atingirem o ponto de incandescência. Os dois turbos funcionam em série nos regimes mais baixos do motor para melhorar o binário e a capacidade de resposta. Nos regimes mais elevados, o turbo maior, de baixa pressão, ajuda a desenvolver a potência máxima.
A transmissão automática Ford de 10 velocidades é partilhada com a F-150 Raptor e é construída em aço de alta resistência, ligas de alumínio e materiais compósitos para optimizar a durabilidade e o peso. As relações mais longas resultam em melhores acelerações, melhor resposta e menores consumos.*As passagens de caixa adaptativas em tempo real são geridas por algoritmos que garantem a selecção da relação certa no momento certo. A calibragem exclusiva desta transmissão inclui também uma função Live in Drive, com patilhas no volante sempre disponíveis para passagens de caixa manuais.
As tecnologias de assistência ao condutor e de segurança, cuja missão é aumentar a confiança dos condutores que enfrentam situações desconhecidas em todo-o-terreno, ou ambientes de trabalho extremamente exigentes, incluem uma versão melhorada do Controlo de Estabilidade Ford com Função de Mitigação de Capotamento, Controlo Electrónico de estabilidade, Controlo de Deriva do Atrelado, Controlo de Arranque em Subida, Controlo em Descida (HDC) e Controlo de Carga Adaptativo.
Tecnologia prática sempre à mão
Tecnologias sofisticadas, concebidas para que a nova Ranger Raptor seja confortável em Estrada e fora dela, incluem o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, o qual permite ao condutor controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados recorrendo apenas a comandos de voz em tom de conversação. O Sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, e dispõe da função SYNC AppLink para activação por voz de diversas aplicações (apps) dos smartphones.
O ecrã táctil central do sistema, a cores e de 8 polegadas, pode ser operado com gestos de arrasto e toque, e dispõe de uma tecnologia de navegação por satélite de grande utilidade quando se anda fora de estrada em locais remotos, oferecendo mesmo uma função “migalhas de pão” para deixar um rasto de reconhecimento ao explorar áreas não cartografadas. A tecnologia de modem integrado a bordo, FordPass Connect, oferece conectividade em movimento.
Como sublinha Roeks, “A nova Ranger Raptor tem todas as ferramentas necessárias para a aventura. É uma moto de motocross, uma moto de neve e um moto-quatro num só veículo; é a pick-up de aventura na sua máxima expressão.”
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* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.
** Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.
*** Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.