Os melhores projetos de publicidade realizados nos países lusófonos estiveram em destaque na 3ª edição do Festival anual de Prémios Lusófonos da Criatividade. O evento decorreu nos dias 27 e 28 de junho no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e juntou alguns dos maiores nomes da área.
Chamam-se “Lusos” e são os únicos prémios no mundo destinados a galardoar agências, profissionais, estúdios e produtores de publicidade e comunicação dos países de língua oficial portuguesa. Estes prémios decorrem quadrimestralmente com o objetivo de “promover de forma contínua o trabalho realizado pelas agências e criativos ao longo do ano”, explica Ana Firmo Ferreira, da organização.
A coincidir com a última edição quadrimestral dos prémios Lusos, realiza-se anualmente o Festival de Prémios Lusófonos da Criatividade, altura em que são conhecidas as melhores agências de publicidade do ano. Este festival reúne ainda personalidades do universo criativo em ciclos de conferências com a missão de “debater os mercados publicitários e de comunicação”. Este ano foi a vez de receber nomes como Miles Young, Chairman Mundial da agência Ogilvy, André Felix, VP Criativo da Bravo Y&R em Miami, Adolfo Mesquita Nunes, Ex-Secretário de Estado do Turismo ou Luís Silva Dias, Chief Creative Officer da FCB Internacional.
“As entregas de prémios ocorrem três vezes por ano. No festival anual para além de premiarmos as agências que reúnem maior pontuação nos prémios ao longo do ano, temos também um painel de oradores de peso. No festival fazemos mesmo questão de ter um momento que contribui para a comunidade criativa em Portugal, um momento de formação e networking”, afirma a organizadora.
Segundo a organização, este é um projecto em crescimento que tem atraído cada vez mais e maiores agências dos países envolvidos.
“Os países lusófonos são muito ricos em publicidade: o Brasil é a potência que todos nós conhecemos, Angola e Moçambique estão a emergir e Portugal está a recuperar a criatividade”, refere Ana Firmo Ferreira.
Os prémios abrangem as categorias de Ativação e Eventos, Relações Públicas, Craft, Design, Mobile, Marketing Relacional, Media, Outdoor, Imprensa, Rádio e Digital. Ao longo do ano foram apresentadas mais de 900 candidaturas nas diversas áreas. O júri é composto por nomes de referência internacional.