“Com base nas incríveis experiências que tivemos no ano passado, não só em engenharia e construção, como também na fase de testes e exibição do conceito – Lexus Sport Yacht, decidimos dar o próximo passo. Vamos ousar e produzir um iate um pouco maior e mais confortável, baseado neste protótipo”, explica Shigeki Tomoyama, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corp. “A comercialização deverá ter lugar ainda em 2019, até final do ano, nos EUA, seguindo-se o Japão, na primavera de 2020”, acrescenta.
O novo iate inspira-se na parceria com a Marquis-Larson, reconhecida pela inigualável experiência na produção de barcos. Ainda sem valor comercial anunciado, o futuro Iate da Lexus terá como comprimento estimado 65 pés, cabines de luxo por baixo do convés e espaço de entretenimento para 15 convidados.
Os serviços conetados estarão a cargo da nova Plataforma de Serviços de Mobilidade da marca e fornecerão segurança, integração de smartphones, diagnósticos remotos e manutenção, entre outros.
Apresentado no ano passado, o protótipo Lexus Sport Yacht que inspira este novo modelo foi concebido pela Lexus Design para explorar novas áreas de luxo e estilos de vida ativos. Em apenas um ano, abalou os mundos automóvel e náutico, encontrando-se, agora, à beira da materialização.
Contexto – O Protótipo
O protótipo Lexus Sport Yacht foi projetado pela Toyota Marine Division, numa parceria com Marquis-Larson Boat Group of Pulaski.
Neste conceito, o deck superior e o casco exterior unem-se de forma perfeita, em torno da estrutura interna. Cada peça é um único composto maciço de resina epoxy reforçada com duas camadas de poliuretano e fibra de carbono, um composto de plástico e fibra de carbono, ou CFRP. CFRP é a tecnologia usada na estrutura de automóveis de competição de supercarros como o Lexus LFA, aeronaves de alto desempenho, esquis, bicicletas e veleiros de competição.
O protótipo é alimentado por dois motores Lexus V8 de 5.0 litros inspirados no motor de alto desempenho 2UR-GSE, presente no coupé Lexus RC F, no sedan desportivo GS F e no grand tourer LC 500. Cada motor produz mais de 440 cv / 446 DIN hp / 328 kW, de potência elevando a velocidade do iate a até 49 milhas por hora (43 nós), recorrendo a um par de motores hidráulicos controlado por drives interiores e exteriores. Todas as manobras podem ser auxiliadas por um joystick.
O capitão controla e monitoriza os sistemas de bordo a partir de um colorido painel touchscreen junto ao leme. Os painéis mostram a navegação GPS, gráficos digitais, radar de superfície, sonar subaquático, sistemas de iluminação, sem esquecer o sistema de entretenimento. O assento do capitão é ajustável e os braços dobram-se de modo a servirem de assento para convidados muito especiais.
A convidativa cabine de passageiros na frente é revestida a pele dos modelos Lexus e detalhes de madeira e vidro. Tem altura para circulação em pé, é composta por um sofá de seis lugares com uma mesa, e tem ar condicionado, o que proporciona um ambiente agradável. A galeria vem equipada com fogão, lavatório e frigorífico encastrado, bem como um chuveiro.
Um sistema de entretenimento de áudio e vídeo está totalmente integrado em rede: 4G, Wi-Fi e WAN. A reprodução de som é feita por drivers de superfície Revolution Acoustics, usando o painel de teto como transdutor, e distribuída por um amplificador digital Mark Levinson ®.