Na eleição para Carro do Ano 2018, o Ibiza integrava um lote de sete finalistas, que foram selecionados depois de um período alargado de testes dinâmicos realizados pelos jurados, onde se incluíam o Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stinger, Skoda Kodiaq, Volkswagen T- Roc e Volvo XC 60. Todos eles excelentes carros, tendo o Ibiza acabado por merecer a preferência do júri.
A eleição do Carro do Ano em Portugal constitui o mais antigo e prestigiado prémio atribuído a um produto automóvel no mercado nacional, sendo uma organização do semanário Expresso e da SIC/SIC Notícias. O galardão premeia o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel português e o melhor compromisso para o automobilista em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.
“É com imenso orgulho que recebemos esta distinção, tanto mais que os restantes carros finalistas são igualmente um referencial de qualidade, alguns em segmentos superiores. O Novo Ibiza integra um espírito jovem, dinâmico, funcional e confortável, mantendo-se como o modelo mais vendido da Marca”, refere Rodolfo Florit, diretor geral da SEAT em Portugal, que acrescenta: “O modelo, que foi o primeiro do Grupo VW a dispor da plataforma MQBA0, apresenta-se com um desenho integralmente novo, mas com a mesma jovialidade e com o espírito desportivo e acolhedor de sempre que tem entusiasmado tantos consumidores”.
A quinta geração do Ibiza, agora também “Citadino do Ano”, chega repleto da mais recente tecnologia e com maior espaço interior. Além do design entusiástico, onde sobressaem as formas mais esculpidas e acentuadas, revela um excelente comportamento dinâmico e uma surpreendente qualidade de condução.
Com a distinção agora atribuída, o Ibiza volta a conquistar o troféu Carro do Ano, continuando a ser um modelo muito ajustado ao mercado português com a melhor relação design, tecnologia, qualidade e preço.