A nova Mondeo Hybrid Station Wagon vai permitir que os clientes que necessitam de grande capacidade de carga, beneficiem da eficiência e requinte de um propulsor eléctrico em diversos cenários de condução, mantendo, ao mesmo tempo, a autonomia e a liberdade de utilização oferecidas por um motor a gasolina tradicional. O elegante formato de carroçaria da Mondeo Station Wagon foi desenvolvido exclusivamente para os clientes europeus.
Mais perto da data de início de comercialização do modelo, a Ford divulgará todas as especificações e preços da nova gama Mondeo Hybrid, a qual apresentará valores atractivos em termos de emissões de CO2e consumos de combustível, constituindo uma atraente alternativa às motorizações diesel para os clientes frotistas e particulares.
Actualmente, o Mondeo Hybrid está disponível no elegante formato de quarto portas, com perfil de inspiração coupé e linha de tejadilho rebaixada, bem como numa requintada versão Mondeo Hybrid Vignale.
Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Assistência da Ford Europa,“Para muitos clientes, a versatilidade e utilização prática oferecida pelo formato Station Wagon é uma prioridade absoluta. Assim, é com particular entusiasmo que, a partir do próximo ano, esses mesmos condutores poderão também reduzir os seus custos com combustível graças à sofisticada propulsão eléctrica-gasolina da nossa nova Mondeo Hybrid Station Wagon. As propulsões eléctricas vão continuar a ter um papel crucial na nossa gama para o mercado europeu. Para o efeito, a Ford está a investir cerca de 11 mil milhões de dólares (cerca de 9,6 mil milhões de euros) e tem planos para disponibilizar 16 veículos 100% eléctricos num portefólio global de 40 veículos electrificados até 2022.”
O grupo propulsor do Ford Mondeo Hybrid utiliza um motor eléctrico associado a um motor de 2,0 litros a gasolina, especificamente desenvolvido para esta versão e que funciona segundo o ciclo Atkinson. A função do motor eléctrico é ajudar o motor a gasolina na propulsão das rodas motrizes. O sistema conta também com um gerador que permite a carga regenerativa da bateria reciclável de iões de lítio, com 1.4 kWh de capacidade e refrigeração a ar, alojada atrás dos bancos traseiros. A tecnologia de travagem regenerativa capta até 90 por cento da energia normalmente desperdiçada durante as travagens, utilizando essa energia para recarregar a bateria.
O Mondeo Hybrid consegue mover-se num modo 100% eléctrico, oferecendo os máximos padrões em termos de requinte e economia de combustível, especialmente na cidade e nas condições de trânsito pára-arranca. A propulsão híbrida desenvolve 187 CV, associada a uma transmissão automática de variação contínua, desenvolvida pela Ford, para obter consumos ainda mais eficientes. *
Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores a optimizar a eficiência dos consumos de combustível: sistema de interface Ford Smartgauge para monitorizar consumos de combustível e de energia, Direcção Assistida Eléctrica e alimentação eléctrica do ar condicionado, do sistema de arrefecimento do motor e dos sistemas de vácuo. Estas soluções permitem reduzir significativamente a carga no motor.
As tecnologias de conforto, conveniência e segurança disponíveis em opção incluem Travagem Activa em Cidade, Assistência Activa ao Estacionamento, cintos de segurança traseiros insufláveis, sistema de conectividade SYNC 3 com comandos por voz e ecrã táctil de 8 polegadas, e ainda o Sistema Ford de Faróis Adaptativos com faróis LED dinâmicos.
Sendo o primeiro veículo eléctrico híbrido produzido pela Ford na Europa, o Mondeo Hybrid é montado na moderníssima fábrica Ford de Valência, em Espanha, juntamente com os modelos Mondeo a gasolina e gasóleo.
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*O Ford Mondeo Hybrid de quatro portas oferece consumos desde 4,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 101 g/km
Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.