Tendo como base um Transit chassis, produzido na fábrica da joint ventureFord Otosan em Kocaeli, Turquia, o furgão eléctrico, de dimensões médias, está equipado com um propulsor eléctrico a bateria e apresenta uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da StreetScooter.
A produção diária do WORK XL é de 16 unidades e envolve cerca de 180 funcionários da Ford, divididos por dois turnos. A capacidade de produção anual é de 3.500 unidades.
Segundo Joerg Beyer, director geral de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa, “A produção da StreetScooter WORK XL na nossa fábrica de Colónia combina, de forma perfeita, a experiência ímpar da Ford no campo da produção de veículos comerciais com os pontos fortes da StreetScooter e a sua agilidade de empresa start-up. Este projecto conjunto salienta o facto de que somos um fabricante de grande volume que também tem capacidade para pequenas cadências de produção.”
O WORK XL é o maior furgão de distribuição do portefólio da StreetScooter, com um volume de carga de 20 m3, espaço para mais de 200 embalagens e uma carga útil de 1.275 kg. A Ford vai dotar o furgão com uma gama de diferentes motores eléctricos e baterias de iões de lítio, com potências até 90 kW (122 CV) e um binário de 276 Nm. Contando com baterias que podem ir até aos 76 kWh de capacidade, o WORK XL tem até 200 km de autonomia. Comparado com modelos a gasóleo, cada furgão eléctrico proporciona uma redução anual de 5 toneladas nas emissões de CO2, e a poupança de 1.900 litros de combustível.
O Deutsche Post DHL utiliza o WORK XL em apoio ao seu serviço urbano de entrega de encomendas na Alemanha, estando a ser avaliada a disponibilização do furgão eléctrico a clientes terceiros.
Como refere o Prof. Dr. Achim Kampker, CEO e fundador da StreetScooter, “Encontrámos na Ford o parceiro ideal, que compreende o nosso método de produção flexível e orientado para o cliente. Em conjunto, estamos a promover a electromobilidade na Alemanha e a tornar mais amigo do ambiente e silencioso o tráfego de entregas no centro das cidades. Com o novo WORK XL StreetScooter, passamos a dispor de um e-furgão para distribuição de encomendas perfeito para áreas metropolitanas, e que, no futuro, irá também beneficiar outras empresas de transporte.”
Os grupos propulsores electrificados vão ter um papel fundamental na gama de produtos Ford para a Europa. A empresa está a investir 9,5 mil milhões de euros e planeia ter 16 veículos 100 por cento eléctricos num portefólio global de 40 veículos electrificados até 2022.
Recentemente, no Salão de Veículos Comerciais de Hanôver (IAA 2018), na Alemanha, a Ford apresentou, em estreia, o seu novo modelo Transit Custom plug-in hybrid(PHEV). Dotada de um avançado sistema de propulsão híbrida, a Transit Custom PHEV aponta para uma autonomia de 50 km em condução com emissões-zero, e conta com o multipremiado motor Ford EcoBoost 1.0, a gasolina, como extensor de autonomia. Assim, a autonomia total será superior a 500 quilómetros. *
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* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2serão publicados mais perto do início de comercialização.