A resposta reside na Engenheira Chefe do Lexus UX, Chika Kako, e na sua equipa: “Queria que o UX disponibilizasse os benefícios de um crossover convencional – posição mais alta e melhor visibilidade – com o desempenho dinâmico e a agilidade de um hatchback”, explica Chika Kako.
Tendo por base a premissa de Akio Toyoda de que “todos os Lexus devem ter uma condução divertida”, Kako encarregou a sua equipa de engenharia de criar um plataforma incrivelmente rígida – a base para a elegância e superior dinâmica de condução – recorrendo a painéis de alumínio e material composito, que permitissem diminuir o peso e baixar o centro de gravidade.
Mas isto era apenas o início…
Aerodinâmica avançada Lexus
Em busca de um avanço significativo em termos dinâmicos, Chika Kako contou com a vasta experiência da equipa de engenheiros aerodinâmicos responsáveis por modelos de referência, como o supermodelo de alto desempenho Lexus LFA e a linha Lexus ‘F’. Esta colaboração levou às três seguintes inovações:
- Faróis traseiros “Aero” estabilizadores
A combinação dos faróis traseiros do novo UX recorre a um design avançado que não se limita a ser atrativo: é, também, aerodinamicamente eficiente. Os faróis têm abas incorporadas, de forma a reduzir as alterações de pressão do ar em cerca de 16%, contribuindo para o aumento da estabilidade traseira quer em curva, quer perante ventos laterais. Para uma aparência ainda mais sofisticada, uma única linha contínua de luz é formada por 120 LEDs que afunila suavemente em direção ao centro, medindo apenas 3mm no ponto mais estreito.
- Guarda-lamas aerodinâmico
Os guarda-lamas nos crossovers têm como objetivo proteger a carroçaria das pedras e gravilha lançada pelos pneus. No caso do novo UX, a Lexus decidiu acrescentar uma segunda função: “Incorporámos uma pala no topo da moldura que suprime a oscilação vertical durante as curvas, aumentando assim a estabilidade e a firmeza da condução”, explica mais uma vez Chika Kako.
- Jantes “aero” ventiladas de 17polegadas
Em estreia mundial para a Lexus as jantes de 17 polegadas com nervuras são aerodinamicamente ventiladas. O sulco inspirou-se na “Gurney Flap”, utilizada nas traseiras dos carros de Fórmula 1 para regular o fluxo de ar e aumentar a força descendente. Esta inovação confere mais confiança na condução, graças a um desempenho de travagem mais estável, um aumento da eficiência de refrigeração e redução de turbulência lateral do veículo.
Testado num dos maiores túneis de vento do mundo
“Na Lexus, temos a sorte de possuir uma das maiores e mais avançadas instalações aerodinâmicas do mundo. Inaugurado em março de 2013, o nosso túnel de vento tem 22 metros de altura e 260 metros de comprimento ”, explica Kako.
“A sua principal função é gerar um fluxo constante de ar sobre o carro. Por exemplo, quando um veículo como o novo Lexus UX circula a 100 km/h, a resistência do vento é responsável por 70% das forças que afetam o desempenho geral”.
Para além das inovações anteriormente referidas, para reduzir a resistência do UX – e por sua vez o consumo de combustível, a turbulência e o ruído do vento – os engenheiros da Lexus aperfeiçoaram a parte inferior do modelo, com base no que já havia sido feito com o coupé LC.
Ajustado pelos mestres de condução ‘Takumi’
Terminados os testes de túnel de vento e em circuito, o novo UX foi entregue a uma equipa de “pilotos mestres” da Lexus que o afinaram como se de um virtuoso instrumento musical se tratasse. Conduziram ao longo de milhares de quilómetros, e em todos os tipos de condições, e não descansaram até terem alcançado o equilíbrio perfeito entre estrada e veículo.
“Com as primeiras encomendas, as primeiras unidades do Crossover UX chegam aos centros Lexus no início de 2019. Espero que gostem realmente deste novo Lexus pois essa é a minha verdadeira recompensa”, conclui a Engenheira-Chefe Chika Kako com um sorriso confiante.