Vão ser abordados diferentes temas como o impacto que as alterações climáticas têm na apicultura portuguesa, os incêndios florestais e o seu impacto na flora apícola autóctone, ou a importância da apicultura familiar na economia regional.
A XVII Feira Nacional do Mel, este ano é especialmente dedicada aos produtos de qualidade, visando mostrar e impulsionar a criatividade e o engenho das empresas e da indústria dedicada ao mundo apícola. Através da presença das nove Denominações de Origem Protegida de Mel Nacional e o mel de modo de produção biológico, esta Feira será um espaço de apresentação, divulgação das melhores práticas, produtos e projetos que vêm surgindo no campo da apicultura nacional e internacional.
Em ambos os eventos, haverá formação dedicada, conversas apícolas onde se discutirão os temas mais pertinentes para o desenvolvimento do setor apícola nacional, contando para o efeito, com a participação de vários apicultores, dirigentes, técnicos e investigadores, que vão procurar encontrar e definir os caminhos futuros da atividade apícola, em prol da sua valorização e dos territórios rurais de Portugal.
Ambos os eventos se revelam essenciais e extremamente pertinentes, considerando que o setor apícola nacional apresenta, atualmente, uma dinâmica de crescimento e profissionalização nunca antes alcançadas.
Castelo Branco, através dos investimento efetuados pela Câmara Municipal, como é o caso da Central Meleira, está a afirmar-se como um dos principais pólos de produção e transformação do mel em Portugal, prova disso mesmo é a recente atribuição a uma produtora local do prémio do melhor mel de rosmaninho produzido na Península Ibérica.
A inauguração da XVII Feira Nacional do Mel realiza-se no dia 16 de novembro, às 18h00, no parque de estacionamento José Bento na Sr.ª da Piedade, com a presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
A Sessão Solene de Abertura do XIX Fórum Nacional de Apicultura realiza-se no dia 17 de novembro, às 9h00, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com a presença do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto.