A Arcádia, marca de referência na confeitaria de produção artesanal conhecida pelos chocolates e drageias, gere um negócio de fabrico próprio com recurso ao ERP da PRIMAVERA para potenciar a criação de valor e otimizar o processo de produção e entrega nas 27 lojas presentes em todo o território nacional.
A implementação do software de gestão PRIMAVERA nesta empresasimplificou o acesso à informação, e tornou as operaçõesmais rápidas e os dados mais rigorosos. Desta forma, as equipas da Arcádia passaram a dispor de mais tempo e foco para se dedicarem ao que realmente importa na sua atividade: identificar oportunidades de crescimento e produzir e colocar no mercado os melhores produtos de confeitaria.
Para a Arcádia, cuja atividade é marcada por dois momentos de produção e entrega principais ao longo do ano, – o Natal e a Páscoa-, é fundamental que todos os processos estejam otimizados de forma a garantir os elevados padrões de qualidade no fabrico dos seus produtos, bem como a sua entrega atempada nos mais diversos pontos de venda, distribuídos por todo o território nacional. Esta flexibilização permite satisfazer as encomendas diárias das27 lojas que fazem os seus pedidos online numa plataforma integrada no ERP PRIMAVERA, através da qual os pedidos são identificados por loja e disponibilizados em tempo real à fábrica, num total de cerca de 50 encomendas diárias, geridas com recurso ao software da PRIMAVERA BSS.
De acordo com Elisabete Silva, diretora financeira da marca,“com o ERP PRIMAVERA passamos a ter uma gestão eficiente das encomendas de todas as lojas, através de uma plataforma online centraliza que nos garante a produção exata das quantidades necessárias para satisfazer as encomendas das diversas lojas, assim como exatidão das entregas. O rigor da área financeira do ERP permite-nos também conhecer os resultados das várias lojas em tempo real e fazer análises que simplificam a tomada de decisão”.
O ERP PRIMAVERA ajuda a identificar as compras de matéria-prima necessária para satisfazer estas encomendas, através de ferramentas de apoio à encomenda, automatismos de cálculo de necessidades e mecanismos de controlo de stocks.Adicionalmente, o softwareoferece mecanismos que aceleram as operações, desde a gestão de encomendas e seleção de fornecedores, até à respetiva liquidação e integração da informação na área financeira.Também o planeamento e controlo da produção são assegurados pelo ERP PRIMAVERA, que disponibiliza automatismos que otimizam a receção dos materiais e respetiva distribuição nos armazéns, bem como a correta valorização das existências e a gestão do inventário.
A integração de toda a informação numa mesma plataforma, permite ainda o acesso aos dados de faturação de cada um dos pontos de venda, através da ligação ao POS.
Desta forma, a Arcádia tem um hoje um maior controlo do negócio, que lhe permite aliar de forma eficiente a tradição da produção artesanal e os elevados padrões de qualidade, o que lhe garante margem para continuar a crescer e inovar num negócio de várias décadas.