A Sardenha vem apresentar-se a Portugal. A recente ligação área direta entre os aeroportos Francisco Sá Carneiro, no Porto, e Cagliari, na Sardenha, despertou o interesse do Turismo da Sardenha pelo mercado português. No âmbito da campanha de promoção “Mais do que uma ilha”, a região pretende dar a conhecer a grande heterogeneidade da ilha italiana e mostrar uma “Sardenha autêntica e desconhecida” do público em geral, reforçando a Sardenha como um dos destinos turísticos mais requintados do Mediterrâneo. Esta semana, o Hotel Intercontinental do Porto, foi palco da apresentação das potencialidades da ilha a jornalistas e tour operadores. A ação de charme incluiu um menu de degustação, elaborado pelo chef sardenho, Pierluigi Fais, que proporcionou uma experiência gastronómica típica da ilha.
A pouco mais de duas horas de distância de Portugal, a Sardenha quer vir a ser um dos destinos de eleição dos portugueses para 2019. As entidades responsáveis pelo Turismo da ilha querem dar a conhecer aos portugueses uma realidade desconhecida do público em geral: a riqueza histórica e cultural da Sardenha, a par com a sua gastronomia. Com o lema “Mais do que uma ilha”, o território pretende divulgar as suas peculiaridades gastronómicas e vitivinícolas, bem como a beleza das suas praias. Embora a Sardenha seja apenas uma ilha italiana, o seu território possui cinco regiões distintas, mas perfeitamente ligadas com o continente.
Localizado no sul da ilha, perto da cidade de Cagliari, o aeroporto recebe um tráfego aéreo anual que mobiliza cerca de um milhão de pessoas, das quais 500.000 chegam à cidade da Sardenha. Cagliari liga a Sardenha a Portugal, com voos diretos do Porto operados pela Ryanair. São voos semanais, às segundas e às quintas-feiras, durante todo o ano, a preços acessíveis.