A pesquisa foi um verdadeiro internacional affair com comentários de leitores da Alemanha, Bulgária, Chipre, Croácia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia. A pesquisa envolveu homens e mulheres com idade compreendidas entre os 18 e os 65 anos.
Espaço ou conforto do banco?
Em setembro, foi feita uma simples pergunta aos entrevistados: “se pudessem mudar apenas uma coisa no seu voo, escolheriam mais espaço para as pernas ou um banco confortável reclinável para dormir?” Uma esmagadora maioria – 72% dos entrevistados – escolheu o assento confortável. Foi algo que pessoas de todas as idades e sexos concordaram: se o banco não for confortável, o espaço adicional para as pernas não ajudaria de maneira nenhuma.
Jovens querem vistas panorâmicas nos céus
Outra questão que se colocou, ainda na temática dos bancos de avião, foi relativamente às preferências na escolha do banco e lugar no avião: “gostaria de um assento mais largo e confortável, ou de uma janela maior para vistas panorâmicas?” 66% dos inquiridos escolheram um lugar maior, um sonho que as companhias aéreas não estão a concretizar quando continuam a tentar diminuir os lugares. As restantes pessoas, na maioria jovens, gostariam de ter janelas maiores. A Skycop acredita que como ainda não têm tempo de voo suficiente, precisam de janelas tão grandes como é a sua curiosidade!
Passageiros preferem chegar mais cedo e cumprir o horário
A pergunta seguinte tinha o objetivo de apurar se as pessoas prefeririam ter um tempo de espera mais longo no aeroporto antes do voo – se isso garantisse que não haveria atrasos – ou, pelo contrário, se gostariam que os voos fossem cancelados imediatamente, em vez de atrasar. Quatro em cada cinco escolheram a primeira hipótese, preferindo voos certos ao invés de mais tempo de espera. No entanto, um em cada cinco homens, na maioria mais velhos, prefere que os voos sejam cancelados assim que fujam do horário estabelecido.
Sim à bagagem de mão ilimitada
Também foi colocada uma pergunta um pouco mais esotérica. Quando dada a opção de escolher entre não receber mais publicidade de duty free ou não ter mais limitações quanto à bagagem de mão, três quartos dos inquiridos escolheram a última opção. No entanto, muitos homens odeiam tanto os anúncios de duty-free que esta opção se sobrepõe ao seu desejo de se importarem com as malas.
Filmes atuais ou comida à descrição?
A questão que mais dividiu o público implicou escolher entre ter os mais recentes blockbusters disponíveis durante o voo ou ter comida grátis. Acontece que a fome supera o tédio, mas não por uma margem muito ampla. 58% – na sua maioria jovens – prefeririam comida de graça, enquanto 42% gostaria de ver os filmes mais recentes.
Wifi no ar, o desejo que atravessa gerações
Partindo da ideia generalizada de que a viagem seria muito menos aborrecida se houvesse acesso permanente à internet, foi questionado se as pessoas gostariam de ter Wi-Fi gratuito durante o voo, ou se preferiam poder fazer chamadas. Quase não houve competição: 88% das pessoas gostariam de ter um pouco daquele tão desejado Wi-Fi nas alturas. Aparentemente, apenas cerca de dez porcento dos passageiros, principalmente de faixas etárias mais elevadas, prefere poder realizar chamadas telefónicas.
Preocupações ambientais
A Skycop quis também compreender a visão dos passageiros face aos esforços das companhias aéreas para reduzir as mudanças climáticas e reduzir a poluição do ar. Quase dois quintos disseram que se importam se a companhia aérea está a trabalhar para não transformar a Terra numa bola de fogo ou não. Sem surpresa, a resposta foi mais popular entre os mais jovens.
Portugueses aparentemente pouco preocupados com estado dos pilotos e tripulações
Por último, foi pedido aos inquiridos para comentar se concordariam em pagar mais para voar com um piloto bem pago e bem descansado ou se gostariam de economizar com o custo de voar com um piloto menos experiente. 77% dos passageiros – principalmente europeus do Leste – disseram que pagariam mais para apoiar as boas condições de trabalho dos pilotos. Curiosamente, os europeus ocidentais foram dominantes entre os 23% que não se importam com os pilotos e tripulações. Já lá vai o tempo de uma civilização ocidental ideal, focada em mudar a vida das tripulações aéreas!
Resumindo, se a companhia aérea perfeita fosse criada, para competir com a SkySanta Airlines, fosse construída de acordo com as respostas das pessoas entrevistadas, teria que ter os seguintes requisitos: bancos confortáveis, alimentação e Wi-Fi ilimitados, bagagem ilimitada e uma tripulação bem remunerada. A companhia aérea teria também que ter em conta questões ambientais e trabalhar no sentido da sua prevenção.