A Seleção Nacional feminina de futsal foi sempre superior à Ucrânia, mas ainda assim, não foi muito fácil derrubar a muralha das ucranianas.
Depois de vários remates falhados, Janice consegue marcar o primeiro golo aos 14’. O intervalo chegou, com a equipa portuguesa, a ganhar pela margem mínima.
A segunda parte começou com a Ucrânia a reduzir a vantagem logo ao segundo minuto, mas a partir daí o jogo foi de Portugal. Fifó marca o segundo golo, seguido de outro, marcado por Carla Vanessa.
Mas o jogo não acabaria sem Janice e Fifó bisarem na partida, e assim colocarem Portugal na final deste Europeu de Futsal feminino.
No final do encontro, Luís Conceição elogiou o comportamento da equipa: “O segredo foi a organização. Conseguimos manter-nos focados no jogo. Estávamos a ter dificuldades nas coisas simples. Depois do 2-1, as coisas desenrolaram-se naturalmente”, disse.
A adversária de Portugal na final, será a seleção da nossa vizinha Espanha, que bateu a Rússia por 5-0.
Os golos foram marcados por, Sotelo (17′), Krupina (19 ag), Gómez González (22′), Romero (25′) e Samper (37′) para a equipa Roja.
Evgeni Kuzmin, selecionador da Rússia, com grande fair play deixou algumas palavras à seleção espanhola:”Gostava de dar os parabéns à Espanha pela vitória, porque mostrou um jogo muito forte. Muitas equipas, como jogou hoje, sairiam a perder com a seleção de Espanha. Estamos aqui também para aprender, vimos hoje que temos muito que crescer e desenvolver”.
Já Claudia Pons, selecionadora de Espanha, referiu que,”fizemos um jogo muito sério. As últimas partidas com a Rússia foram jogos difíceis. As jogadoras fizeram uma grande preparação e estou muito contente pelo resultado e pelo jogo que fizemos. Parabéns à Rússia pela sua evolução e por nos ter obrigado a esforçar-nos tanto para nos superarmos.” acrescentando “Qualquer que seja o adversário na final vai ser complicado”.
E o adversário será Portugal. Acerca da final o selecionador português, destacou o equilíbrio entre as duas seleções “A diferença nos últimos tempos tem sido sempre de um golo entre Portugal e Espanha. Vai ser um fantástico jogo. Temos de fazer a diferença” afirmou Luis Conceição.
A final entre Portugal e Espanha, terá lugar no próximo domingo (17), pelas 18h30, no Pavilhão Multiusos de Gondomar