A partida arrancou com o Sporting a atacar, mantendo grande pressão sobre a equipa visitante. E logo aos 10 minutos, Diaby, na sequência de um canto apontado por Bruno Fernandes, marca de cabeça. Estava feito o primeiro golo dos Leões.
Um minuto depois, após uma perda de bola do Portimonense, Raphinha no lado direito, recebe a bola, do capitão leonino e estreia-se a marcar pelo Sporting no campeonato.
O Portimonense iniciou, então o contra-ataque, conseguindo de imediato uma boa oportunidade de golo. Continuando a pressionar, foi perto da meia hora de jogo, que a equipa de Portimão, assustou Alvalade com o golo de Paulinho, após a marcação de um livre direto.
A equipa algarvia, ainda foi protagonista de dois lances perigosos antes do intervalo, mas num dos remates, estiveram atentos os defesas da casa e no outro de fora da área, Lucas Fernandes atirou à barra da baliza leonina.
A segunda parte pautou-se por um jogo mais ‘morno’ com o Sporting a tentar manter a vantagem e o que obrigava o adversário a ser menos atrevido.
Estava a partida a poucos minutos do fim quando Bruno Fernandes cai na área e o árbitro considera falta de Boa Morte. Penálti assinalado e o capitão do Sporting não perde a oportunidade, amplia a vantagem para 3-1.
Com 49 pontos, os ‘leões’ permanecem no quarto lugar, a três do Sporting de Braga, e a oito do FC Porto, que no sábado foi derrotado em casa pelo Benfica (2-1), cedendo a liderança por dois pontos aos ‘encarnados’.