“O Polestar 2 é o nosso primeiro automóvel totalmente eléctrico e de volume. Todo o design e engenharia que o rodeiam foram criados com paixão e dedicação. Como uma marca de performance elétrica que somos, e que irá, nos anos vindouros, lançar uma nova gama de automóveis, a Polestar está determinada em contribuir para uma mudança no ar que respiramos” , referiu Thomas Ingenlath – Chief Executive Officer of Polestar.
Inserido no segmento dos automóveis compactos eléctricos premium, o Polestar 2 é um modelo de 5 portas, baseado na plataforma CMA – Compact Modular Architecture da Volvo. Este modelo tem 2 motores elétricos e uma bateria com 78 kWh de capacidade que permitirá atingir uma autonomia de 500 kms. O pack de baterias de 27 módulos está integrado na parte inferior do veículo contribuindo não só para um aumento da rigidez do chassis mas também, para melhores níveis de insonorização e vibração – o ruído de estrada foi reduzido para 3.7 dB quando comparado com o chassis tradicional.
A Polestar responde de uma forma simples e inteligente à importante questão do carregamento.
Através de uma solução digital conveniente que estará disponível tanto no carro como em dispositivos mobile, a Polestar está a estabelecer colaborações estratégicas que irão proporcionar aos seus clientes um acesso simples à maior rede de carregamento publico mundial.
Para a Polestar, a performance é fundamental e definidora da experiência de condução. O Polestar 2 é um modelo de alta performance, com 408cv e 660 Nm de binário, capaz de fazer menos de 5 segundos dos 0 – 100 km/h.
O chassis poderá ser reforçado com um Performance Pack que melhora a dinâmica de condução onde se incluem amortecedores Öhlins, travões Brembo e jantes de 20 polegadas. Os cintos de segurança, pedais de travão e tampas de válvula personalizadas completam os pormenores visuais.
Sublinhando o papel de vanguarda que a Polestar significa dentro do Volvo Car Group, o Polestar 2 será um dos primeiros automóveis no mundo com sistema de entretenimento disponibilizado através de Android. Este sistema proporciona uma adaptação sólida ao ambiente digital para apps e funções do veículo capazes de coexistir e onde se incluem serviços Google – Google Assistant, Google Maps, suporte para veículos elétricos e Google Play Store. Um controlo por voz natural e um ecrã touch de 11 polegadas trazem um novo nivel de interface a este automóvel.
Estará também disponível uma tecnologia de chave no telefone que permitirá uma experiência mais integrada e alargada, onde se poderá partilhar o automóvel e beneficar de uma variedade de serviços conectados (in car delivery por exemplo). Esta tecnologia irá permitir ao Polestar 2 identificar a aproximação do condutor e em seguida pré-determinar o próximo passo do mesmo para assim criar uma experiência com o menor esforço possível, preparando a cabine para um sequência de arranque sem esforço.
“Decidimos trazer algo de novo a este segmento. O nosso design evoluiu para uma afirmação ainda mais ousada. Simultaneamente, projectámos um interior com tecidos progressivos que atrairá o público visionário que se irá subscrever no Polestar 2.”
Maximilian Missoni – Head of Design – Polestar
Alguns detalhes de design incluem: faróis de LED Pixel com iluminação de proximidade que permitem uma sequência única de boas-vindas e espelhos laterais sem moldura.
Em comum com todos os modelos da Polestar está a possibilidade de encomendar este novo automóvel, exclusivamente online. A estimar pelas projeções do mercado alemão, o preço da versão de lançamento será de 59.900€ com o valor da subscrição a ser anunciado mais tarde. As pré-encomendas já estão abertas em www.polestar.com A produção irá começar no inicio de 2020 na China.
O Polestar 2 irá fazer a sua primeira apresentação ao público no Salão Internacional de Genebra que irá decorrer em Março. Posteriormente, realizará, ainda este ano, um roadshow mundial na Europa, América do Norte e China. Este novo modelo estará também disponvel na nova rede de espaços Polestar onde será possível agendar test drives.
Os mercados iniciais incluem China, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, e o Reino Unido. Estão a ser estudados novos mercados para expansão futura.
Sobre a Polestar
A Polestar é nova marca de performance elétrica do Volvo Car Group.
Esta nova marca irá beneficiar das sinergias tecnológicas especificas e de economias de escala em resultado da sua ligação à Volvo Cars. Estas sinergias permitem o design, o desenvolvimento e a Produção de automóveis elétricos de elevada performance.
O primeiro modelo da Polestar será o Polestar 1 – um modelo GT Hybrid de alta performance, com 600cv e 1.000 Nm de binário. Este coupé consegue percorrer 150 km em modo puramente elétrico (o melhor valor do mercado para um modelo com este tipo de motorização). No futuro, serão lançados também os modelos Polestar 2 (cuja apresentação será a 27 de Fevereiro) e Polestar 3 automóveis totalmente elétricos.
Sob a sigla Polestar Engineered brand, a marca constrói atualmente os modelos S60 e V60 Polestar – com uma performance de 367 cv. Oferece também produtos para otimização de hardware e de software para os atuais produtos Volvo.