O jogo da primeira mão, não correu bem ao Benfica, que regressou a casa com uma derrota por 1-0.
Com a vitória em casa, na luz, os croatas entraram a querer mandar no jogo. Do lado do Benfica, Rafa e Jota, eram os elementos que imprimiam mais velocidade aos ataques encarnados, mas sem conseguirem chegar à grande área croata.
Os croatas, que queriam a todo o custo defender o resultado que trouxeram da Croacia, jogavam devagar, fazendo as reposições de bola lentamente. Dani Olmo foi o jogador que repartiu o jogo, partindo dele muitos dos ataques da equipa visitante.
O Benfica, que andou um bocado perdido, só conseguiu o primeiro remate aos 22′. Zivkovic sozinho no corredor central e com algum espaço, tentou a sorte, mas acabou por atirar por cima da baliza.
A segunda oportunidade para os encarnados, só aconteceu aos 40 minutos, quando Pizzi remata à baliza Livakovic a partir da esquerda. O remate saiu com pouca força, mas ainda obrigou o guarda redes croata a atirar-se ao solo para defender a bola.
O intervalo acabou com um 0-0 que dava vantagem ao Dínamo de Zagreb, e com uma notória necessidade de mudança na equipa encarnada.
A segunda parte começou, já com alterações na equipa. Bruno Lage, substitui Zivkovic e Yuri Ribeiro, por Jonas e Grimaldo, mas quem acabou por entrar melhor na segunda parte foi o Dínamo.
Pouco depois, Bruno Lage, quis apostar num renovado ataque e colocou João Félix, no lugar de Jota. O Benfica tomou novo folego e aos 70 minutos, Jonas, levanta a Luz, ao fazer o primeiro golo do Benfica, empatando a eliminatória.
O golo de Jonas deu novo alento à equipa da casa. Aplaudidos pelos adeptos as oportunidades foram-se multiplicando para os encarnados.
Com o resultado de 1-1 o jogo chegou aos noventa minutos e seguiu para o prolongamento.
O 1º tempo de prolongamento começou com um remate de Gavranovic à figura de Vlachodimos que, defendeu, socando a bola para a frente.
E a partir daí o jogo passou a ser do Benfica. Aos 94 minutos Ferro, aproveitando uma bola perdida, chuta direto à baliza croata e faz o segundo golo. O Estádio explodiu de alegria e suspirou de alívio.
No minuto seguinte os croatas podiam ter marcado, mas falharam, ficando com a vida ainda mais dificultada, quando Sotjanovic é expulso por acumulação de amarelos e Grimaldo faz o terceiro golo para o Benfica.
O árbitro apita e o Benfica está apurado para os quartos de final da Liga Europa, após triunfo por 3-0 sobre o Dínamo
____________
Créditos fotográficos: Joaquim Machado e Arlindo Homem