O programa integra-se na conceção de uma beleza diversa, acessível e inclusiva para todos e pretende sensibilizar a sociedade para o direito ao acesso à informação para quem tem deficiência visual e auditiva.
Tiago Melo, Diretor de Marketing de L´Oréal Paris reforça a importância do Movimento: ‘Queremos colmatar as dificuldades sentidas por estas pessoas criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autónoma.”
Os conteúdos do site da marca (www.lorealparis.pt) vão estar adaptados para pessoas com deficiência visual e auditiva, nomeadamente tutoriais de beleza com áudio especialmente desenvolvidos para quem não vê e todos os tutoriais em vídeo vão passar a estar legendados para quem não ouve.
Paralelamente foram produzidas etiquetas Braille, para identificação de produtos de higiene e beleza, que serão distribuídas atravês do INR e ACAPO a pessoas cegas.
A L´Oréal Paris, em colaboração com os vários parceiros, vai igualmente organizar workshops de beleza adaptados a pessoas cegas ao longo do ano. O primeiro terá lugar em maio, na Academia da L´Oréal, em Miraflores. Os workshops serão realizados por cabeleireiros e maquilhadores da marca devidamente formados para o efeito.
Segundo o Presidente do INR, Humberto Santos, ‘As associações envolvidas conhecem a realidade das pessoas cegas e pessoas surdas e o impacto positivo que esta iniciativa terá nas suas vidas. Este programa vem facilitar o acesso à informação de todos e terá com certeza um resultado muito relevante no acesso à beleza de forma inclusiva’.
Cátia Martins, CEO da L´Oréal Portugal, também vem reforçar a importância do mesmo: ‘O grande objetivo é sensibilizar e contagiar a sociedade e as empresas portuguesas, inspirando outras atividades e áreas de ação a envolverem-se neste Movimento em torno das condições equitativas de inclusão das pessoas com deficiência’.
Este projecto, 100% português e pioneiro no mundo dentro do Grupo L’Oréal, foi distinguido a nível internacional, ao vencer a 10ª edição dos “Disability Awards”, concurso interno organizado pelo Grupo, entre 65 projetos em todo o mundo que promovem a inclusão de pessoas com deficiência.
O Movimento de Inclusão “Beleza para Todos” foi apresentado no dia 20 de março, na sede do INR, I.P., e contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.