Uma Technical Due Diligence consiste numa auditoria técnica e posterior relatório realizado por especialistas do setor imobiliário e da construção para verificar a pertinência, caraterísticas e riscos associados ao imóvel em causa. Inclui ações como: avaliar a condição e design de um imóvel e a sua adequação ao uso esperado; verificar as obrigações legais ao nível de urbanismo e segurança; a quantificação de custos futuros para retificar anomalias ou incumprimentos, entre outros aspetos.
Estas Auditorias Técnicas complementam as Auditorias Legais, Ambientais e Comerciais.
Os arquitetos Nuno Fideles e Alexandre Coelho da Savills Portugal foram responsáveis pela realização desta auditoria com uma análise a cerca de 82 000 m2 no total, estando a grande maioria dos imóveis localizados em Lisboa e no Porto. Estes processos têm sempre o necessário e constante apoio de uma equipa de especialistas ao nível de Civil, Elétricas, AVAC, etc, desde as inspeções até ao relatório final.
“Neste processo tivemos de inspecionar e analisar milhares de metros quadrados. Tratou-se de um desafio exaustivo, mas ao mesmo tempo de uma experiência enriquecedora. O objetivo é apresentar um documento que demonstre de forma clara e com forte grau de tecnicidade tudo sobre o imóvel, para desta forma auxiliar a decisão de aquisição e a consequente gestão e manutenção do ativo. Julgo que esse objetivo foi plenamente atingido.” comenta Alexandre Coelho, arquiteto da Savills Portugal.
Nuno Fideles, arquiteto da Savills Portugal também envolvido no projeto, acrescenta ainda “Avaliar com rigor e precisão foi sempre o foco deste trabalho, apesar da sua complexidade e da necessidade de “approaches” adaptados a cada situação encontrada, pois estamos a falar de um conjunto de ativos muito heterogéneos entre si com tipologias diferentes, quer ao nível da sua construção, do seu uso e quer ao nível da informação disponibilizada”.
As aquisições compreendem ativos de logística urbana multi e single-let (48%), parques empresariais e comerciais (22%) e retail parks (30%). A carteira totaliza 100.999 m² de área, nos quais 87,8% está ocupada por 41 inquilinos.
A M7 Real Estate é especialista na gestão de ativos imobiliários, multi-tenant, a nível pan-europeu e regional. Conta com mais de 250 colaboradores em 13 países na Europa que gerem mais de 1.400 imóveis dos segmentos de retalho, escritórios e industrial, num valor total de cerca de 8.1 mil milhões de euros.