fbpx
Início Turismo Rotas e Percursos Dia dos Moinhos Abertos: Caminhada em Couto de Esteves leva à descoberta de 11 moinhos de água

Dia dos Moinhos Abertos: Caminhada em Couto de Esteves leva à descoberta de 11 moinhos de água

0
Dia dos Moinhos Abertos: Caminhada em Couto de Esteves leva à descoberta de 11 moinhos de água
Dia dos Moinhos Abertos: Caminhada em Couto de Esteves leva à descoberta de 11 moinhos de água - ®DR

 

Com partida marcada às 9h30, junto à Igreja Paroquial, os participantes vão percorrer os caminhos seculares que levavam o grão à farinha. Ao longo do rio Gresso, do Couto a Catives, será possível identificar 11 moinhos de água. Um deles, o moinho do Estanqueiro, estará a funcionar e o seu último moleiro vai recordar histórias de outros tempos e explicar o funcionamento do moinho, bem como a sua estrutura. À tarde, o conto “O último Moleiro do Rio”, será apresentado pelo seu autor, Armando Carvalho Ferreira, com sessão marcada para às 16h00, na Casa da Cultura, em Couto de Cima.

O Dia dos Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcance nacional, organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, que se desenvolve no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril). Por todo o país decorrem diferentes iniciativas e na nossa região estarão em funcionamento mais de 50 moinhos. Chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais com vista a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais é o objetivo da iniciativa, como explica a organização.

Para Sever do Vouga, a ação reveste-se de grande importância, como explica a autarquia, na medida em que uma das apostas estratégicas para o Turismo passa pela revitalização dos moinhos tradicionais. Recorde-se que, recentemente, o projeto “Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal”, elaborado por uma equipa de técnicos das Câmaras Municipais de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas e Vagos, foi um dos três vencedores do programa ALA+T – Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo. O projeto, que será apoiado pelo Turismo de Portugal, vem dar resposta à ausência de uma rota estruturada a nível regional e nacional, através de uma oferta turística inovadora associadas às tradições culturais e vivências de experiências.

 

 

 

Fonte: CMSV