Esta iniciativa, que surge no contexto da candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, é promovida pelo Teatro José Lúcio da Silva, tendo a Fundação Millennium bcp como mecenas e a CentroStar como parceiro de mobilidade, tendo entrada livre.
Para o Município de Leiria, preparar uma candidatura à UCCN é uma oportunidade de criar projetos específicos para a cidade e definir estratégias de médio e longo prazo.
Ao criar a Rede de Cidades Criativas, a UNESCO teve como objetivos primordiais “promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento” e fomentar a “diversidade cultural”. Em primeiro lugar, devemos aplicar estes princípios à cidade, incentivando a criação de parcerias entre os sectores público, privado e social.
Num processo aberto e dinâmico, partindo da premissa que as pessoas são o principal recurso da cidade, a elaboração desta candidatura tem apostado na participação e na partilha de experiências, com o objetivo de tornar a cidade mais coesa e mais integradora. Se é verdade que vivemos num mundo global, cada vez mais conectado, em que devemos desenvolver a cooperação internacional, é fundamental que não esqueçamos a realidade local, regional e nacional e que criemos links, que nos conectemos, que nos reconheçamos ao nível do concelho, antes de nos conectarmos com o mundo.
É neste âmbito que surge o Ciclo de conferências “Diálogos com a Música”.
Paralelamente ao processo de elaboração da candidatura, Leiria é convidada a refletir sobre o carácter trans e multidisciplinar da Música, convocando pensadores, músicos, autores, artistas de Leiria para diálogos improváveis com pensadores, músicos, autores, artistas, jornalistas, figuras públicas nacionais e/ou internacionais.
Mensalmente, até julho, os leirienses são desafiados a pensar a música em diálogo com as restantes áreas da UCCN – Literatura, Crafts &Folk Art, Design, Cinema, Gastronomia e Artes Digitais (Media Arts). Cada sessão destes Diálogos terminará com um momento performativo.
O Teatro José Lúcio da Silva associou-se à dinâmica desta candidatura e promoveu este ciclo de diálogos; a Fundação Millennium bcp assumiu-se como mecenas, reconhecendo qualidade e mérito ao projecto e à ambição de Leiria; a CentroStar aceitou ser nosso parceiro de mobilidade.
Escolhemos o Moinho de Papel para acolher estas conversas, sobretudo pela carga simbólica e pela beleza do lugar.
Fonte: CML