Após o e-Prix de Roma, a 13 de abril, seguir-se-ão os eventos em Paris, Monte Carlo, Berlim e Berna. O campeonato terminará em julho, em Nova Iorque.
Oliver Rowland conquistou a segunda pole e o primeiro pódio da Nissan na Fórmula E, com um segundo lugar na prova de Sanya, na China e, no próximo sábado, Oliver e o seu companheiro de equipa Sebastien Buemi darão início à etapa europeia do campeonato de circuitos urbanos totalmente elétrico, ao longo dos 2,84 quilómetros e 21 curvas do Circuito Cittadino, um dos mais longos na agenda da Fórmula E.
Até ao momento, a Nissan é a única marca a ter conquistado duas pole positions nesta quinta temporada altamente competitiva da Fórmula E. Após seis corridas, esta temporada já contou com seis presenças diferentes na pole, bem como seis vencedores diferentes.
A Nissan está a usar a Fórmula E para demonstrar as capacidades e o desempenho da sua tecnologia de automóveis elétricos, um componente fundamental da visão da empresa no âmbito da Mobilidade Inteligente da Nissan, evidenciada no Nissan LEAF 100% elétrico.
A nível global, foram adquiridos mais de 400.000 Nissan LEAF desde que o modelo foi colocado à venda em 2010, tornando-o no automóvel elétrico mais vendido de sempre.
O LEAF foi o automóvel elétrico mais vendido na Europa em 2018. O recém-apresentado Nissan LEAF e+, com potência e autonomia acrescidas, está agora disponível para encomenda na Europa.
Na Itália, a Nissan tornou-se líder na mobilidade elétrica graças ao Nissan LEAF e à Nissan e-NV200. No ano passado, em Itália, a Nissan atingiu uma quota de mercado de automóveis elétricos de 35%.
«O Nissan LEAF e o nosso automóvel de Fórmula E partilham o mesmo ADN, inclusive ao nível de algum do software de controlo», afirma Michael Carcamo, diretor da Nissan Global Motorsports. «A Europa representa um enorme mercado para o LEAF, pelo que esta etapa do campeonato será extremamente importante para evidenciarmos a Mobilidade Inteligente da Nissan, na perspetiva do desempenho».
«O campeonato tem demonstrado ser uma exigente curva de aprendizagem para a Nissan. Contudo, após termos terminado a Super Pole na China com ambos os automóveis no top seis, termos alcançado a nossa segunda pole position e termos conquistado o nosso primeiro pódio, estamos agora focados na posição cimeira», reforçou Carcamo.
A ação do dia de corridas em Roma começa às 07h30m (hora local) no dia 13 de abril. A corrida de 45 minutos (mais uma volta) está agendada para as 16h03m.
«Roma foi uma excelente adição ao campeonato na época passada, sendo que todos na Nissan e.dams estamos ansiosos por lá voltar esta semana», afirmou Jean-Paul Driot, diretor da equipa Nissan e.dams. «A conquista do nosso primeiro pódio na China foi um marco importante, mas queremos que seja apenas o primeiro de vários».
Segundo SEBASTIEN BUEMI «A conquista do nosso primeiro pódio na última ronda foi um passo extremamente importante, mas agora queremos ir mais longe.
Tenho tido muito azar nas últimas provas, mas temos de continuar a trabalhar com empenho, focados nos pontos positivos e preparando-nos da melhor forma possível.
O facto de termos dois pilotos a demonstrar competência a nível de velocidade é ótimo para a equipa e ajuda-nos a ir mais além.
Ambos partilhamos aquilo que estamos a aprender na pista, mas também queremos sair vitoriosos face ao outro. O Oliver é um novato, por isso tenho-o ajudado o mais possível, e aparentemente estou a ser um excelente professor.»
Por seu turno, OLIVER ROWLAND refere«Conquistei o meu primeiro pódio, mas a minha preparação para Roma e para as restantes corridas na Europa será a mesma.
Temos progredido bastante com o nosso simulador. Quantos mais quilómetros percorremos, mas preciso se torna. É uma ferramenta extremamente valiosa para me preparar para estas corridas, visto ser um novato e nunca ter corrido nestas pistas.
Tenho de agradecer ao Seb e à equipa por toda a ajuda, visto que entrei na temporada com apenas um dia de testes efetuado. Consegui bons resultados nas qualificações, chegando na quarta, segunda e primeira posições nas últimas três corridas. Gostaria de manter este nível de desempenho nas próximas corridas na Europa.»
FACTOS RÁPIDOS
PROGRAMA
Sexta-feira, 12 de abril
15h30: Testes
Sábado, 13 de abril
07h30: Treinos livres 1
10h00: Treinos livres 2
11h45: Qualificação
12h30: Super Pole
16h03: Corrida
PISTA DO e-PRIX DE ROMA
Comprimento: 2,84 km
Curvas: 21