Sejam variantes a gasóleo, a gasolina ou – pela primeira vez – a eletricidade, cada Corsa beneficiará da construção de baixo peso, com reflexos positivos no comportamento dinâmico e na redução de consumos e emissões. A versão mais leve desta nova geração consegue baixar da fasquia referencial dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesa apenas 980 kg. Por comparação com a versão similar do modelo anterior, isto traduz-se numa significativa redução de 108 kg, algo como cerca de 10 por cento, apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, de 4 metros. Alcançar tal diminuição de peso ao mesmo tempo que se mantêm dimensões semelhantes é um feito notável em engenharia automóvel.
O Opel Corsa tem sido, desde sempre, uma referência e um ‘bestseller’, favorito de milhões de pessoas desde que a primeira geração foi lançada em 1982. A Opel produziu até hoje mais de 13,6 milhões de unidades Corsa, nas fábricas de Saragoça (Espanha) e Eisenach (Alemanha). A sexta geração do modelo está prestes a entrar em produção e ficará disponível para encomendas no verão.
Plataforma ‘multi-energy’ admite vários sistemas de motorização
A conceção inteligente de baixo peso começa nos primeiros esquemas de computador, utilizando os métodos mais recentes de desenvolvimento virtual. O recurso a aços de vários graus de rigidez e a diferentes soluções de ligação contribuíram decisivamente para a grande redução de peso. Isso engloba a utilização extensiva de aços de alta rigidez e ultra rigidez, bem como a otimização de percursos de carga, soldaduras, estrutura e forma. Por comparação com o modelo anterior, a estrutura de carroçaria (‘body-in-white’, sem pintura) do novo Corsa pesa menos 40 kg. A nova geração Corsa está baseada numa nova plataforma ‘multi-energy’ para modelos sub-compactos e compactos, que permite receber um leque alargado de sistemas de motorização. A gama do novo Corsa terá motores térmicos a gasolina e Diesel, bem como uma variante elétrica a bateria.
Os motores de combustão interna, com construção em alumínio, são extremamente leves. A par de eixos dianteiro e traseiro otimizados, concorrem para o resultado final de baixo peso. O propulsor a gasolina, com três cilindros, é muito compacto e pesa menos cerca de 15 kg do que o anterior de quatro cilindros. Muito raro neste segmento é o capô do motor feito de alumínio que, no caso do Corsa, poupa algo como 2,4 kg face ao capô de aço do anterior modelo. O topo de gama Insignia era, até hoje, o único modelo da gama Opel com capô feito de alumínio. Outros componentes a passarem por ‘dieta’ foram os bancos. As estruturas otimizadas traduzem-se numa redução total de 10 kg – 5,5 kg à frente e 4,5 kg atrás. Entretanto, na insonorização foram utilizados novos materiais mais leves. Tudo somado, este conjunto de medidas resultou numa apreciável diminuição de peso, que se conjuga com aerodinâmica apurada e motores eficientes para obter reduções apreciáveis de consumo de combustível e de emissões de CO2.
Do Astra ao Insignia: baixo peso é estratégico para a Opel
Aceleração e travagem beneficiam largamente com pouco peso. Assim, a construção de baixo peso assume importância estratégica para a Opel. O atual modelo Astra, que estreou em 2015 e foi eleito Carro do Ano na Europa e em Portugal, traçou novos caminhos neste campo, apresentando-se com menos 200 kg face ao Astra anterior. Em resultado disso, a dinâmica e o conforto subiram vários patamares: resposta mais rápida ao acelerador, direção mais precisa e, no geral, condução mais ‘envolvente’. A redução de peso no novo Corsa produzirá efeitos semelhantes.
O mesmo conceito foi seguido no desenvolvimento do topo de gama Insignia. Uma vez mais, o objetivo dos engenheiros foi alcançar a máxima eficiência. Graças a ‘packaging’ otimizado e a materiais leves, o Insignia Grand Sport pesa menos 175 kg do que a berlina da geração anterior, com reflexos evidentes no comportamento em estrada e no consumo de combustível. Por seu turno, dependendo da motorização e do nível de equipamento, a atual ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer chega a pesar menos 200 kg do que as versões correspondentes da anterior geração.
O Opel Grandland X foi também desenhado para atingir níveis elevados de eficiência, sendo um dos SUV mais leves do seu segmento. A nova geração Corsa segue o mesmo caminho de redução eficaz de peso para oferecer melhor dinâmica em estrada, menor consumo de energia e menores emissões de CO2.