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Portugueses fazem uma utilização cada vez mais avançada da internet, com a ajuda do MUDA

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Portugueses fazem uma utilização cada vez mais avançada da internet, com a ajuda do MUDA
Portugueses fazem uma utilização cada vez mais avançada da internet - ®DR

 

Nesta conferencia o MUDA destacou a evolução muito positiva do número de utilizadores de internet, (já quase 8 milhões), e do seu nível de sofisticação dos quais 4 milhões já usa habitualmente serviços públicos digitais, banca online e faz compras na internet de acordo com   dados do estudo “Digital Economy and Society Index”, da Comissão Europeia referentes a 2018.

Também um estudo desenvolvido pela GFK, já de 2019, demonstra que mais de 16% da população portuguesa foi diretamente impactada pelo MUDA, que nestes seus dois primeiros anos de atividade, tem sido responsável, pela realização de várias iniciativas destinadas a comunicar aos cidadãos as vantagens de como usar a Internet e incentivar a sua utilização.

Para abranger um publico mais vasto o MUDA, lançou em 2018 um programa de TV transmitido, diariamente, no jornal da manhã do canal público de televisão RTP1 e RTP3 com sugestões de como a vida quotidiana portuguesa pode ser mudada com o uso da internet. O “MUDA num minuto” passou também a estar disponível na RTP Play e nas redes sociais do MUDA assim como em versão para rádio na Antena1, também em formato diário.

Um roadshow nacional, foi também uma das apostas do MUDA, onde muitos portugueses tiveram a oportunidade de assistir às aulas sobre as vantagens de como usar a internet; receber suporte personalizado – incluindo uma avaliação da expertise digital e recomendações para o uso de serviços digitais – experimentar novas tecnologias, como a realidade virtual e aumentada e onde foi ainda possível fazer a ativação da Chave Móvel Digital neste espaço.

Outra iniciativa inovadora do MUDA foi a implementação da rede nacional de jovens voluntários que foram desafiados a ajudar o seu círculo familiar a ser mais ativo digitalmente. Com mais de 1.000 voluntários a nível nacional, foi lançado o novo projeto “MUDA na Escola”, e “MUDA na Aldeia”, iniciativas que disponibiliza aulas a séniores sobre como usar a internet no dia a dia. A interação entre gerações tem particular significado para a comunidade, sendo esta iniciativa um regresso informal dos adultos às salas de aula.

Já em 2019 foi lançado o “MUDAR É GANHAR”, um concurso que sorteou um Volkswagen T-Roc e mais de 5.000 prémios entre vales de combustível, cultura e tecnologia, cinema, informação e estadias. Foram sorteados 2 prémios por hora durante mais de 3 meses entre os portugueses que participaram no concurso. As entidades aderentes eram empresas que diariamente disponibilizam os seus serviços a milhões de portugueses tais como a banca, seguros, saúde, telecomunicações, turismo e retalho entre outros. Esta terá sido provavelmente a maior campanha com múltiplas empresas alguma vez realizada em Portugal. Mais de 1,6 milhões de portugueses interagiram com o site do concurso entre janeiro e abril de 2019.

Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Executivo do MUDA, afirma que “Mais de 1,6 milhões de portugueses foram impactados pelo MUDA nestes últimos dois anos, nomeadamente os portugueses com mais de 55 anos através de iniciativas com o roadshow nacional MUDA e o programa de formação de seniores MUDA NA ESCOLA mas também os mais jovens dos 15 aos 25 anos através do nosso programa de voluntariado MUDA. Mais de 1/3 dos utilizadores regulares e avançados foram impactados pelo nosso programa diário de televisão MUDA NUM MINUTO ou participaram no concurso MUDAR É GANHAR”.

O MUDA é uma iniciativa portuguesa promovida por um conjunto de empresas dos mais relevantes sectores da economia, universidades e pelo Governo Português que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital, contribuindo para um país mais avançado, inclusivo e participativo.

Com a ambição de tornar a Portugal uma sociedade mais desenvolvida, com cidadania ativa, inclusiva e participativa, o MUDA pretende contribuir para reduzir o número de pessoas que não tem Internet e aumentar o número de utilizadores com competências avançadas.