Alargando as capacidades do premiado sistema Nissan ProPILOT, a tecnologia irá estrear no Nissan Skyline no próximo outono, apenas no mercado japonês.
Concebido para condução em autoestrada (desde o acesso até à saída da autoestrada de forma automática), a nova geração do sistema utiliza a navegação do automóvel para ajudar a condução na rota definida pelo condutor em vias de caraterísticas específicas1. Pela primeira vez, o sistema permite a condução autónoma (sem necessidade de intervenção do condutor) durante a circulação em faixa única2,3.
Para ativar as mais recentes funções do novo sistema, os condutores têm primeiro de definir um destino no sistema de navegação, criando uma rota de viagem. Quando o automóvel entra na autoestrada, a condução navegada do novo sistema fica automaticamente disponível.
Uma vez ativado, o sistema irá apoiar o condutor na viagem até chegar à saída da autoestrada da rota predefinida, ajudando nas ultrapassagens, mudanças de faixa e saída da autoestrada.
A nova geração do Nissan ProPILOT permite igualmente condução autónoma durante a circulação numa determinada faixa. Quando o veículo se aproxima de uma faixa adicional ou quando é possível ultrapassar um veículo mais lento, o sistema avalia o momento adequado para entrar na faixa adicional ou iniciar a ultrapassagem com base em informações do sistema de navegação e sensores dispostos em 360 graus. É fornecida ao condutor orientação auditiva e visual intuitiva, sendo-lhe solicitada a colocação de ambas as mãos no volante e a confirmação através da pressão num interruptor de que o automóvel pode iniciar autonomamente estas operações.
O automóvel utiliza uma combinação de câmaras, radares, sonares, GPS e dados do mapa 3D de alta definição (mapa HD) para obter informação em tempo real sobre o ambiente envolvente a 360º e a localização precisa do veículo na estrada. O novo sistema Nissan ProPILOT utiliza esta informação para proporcionar uma experiência de condução tranquila, similar à de um condutor experiente. Um sistema de monitorização no habitáculo confirma continuamente que a atenção do condutor se mantém na estrada.
Principais cenários de utilização
Sinais auditivos e notificações visuais alertam o condutor quando a funcionalidade de condução navegada fica disponível (aquando da entrada na autoestrada e utilizando uma rota predefinida no sistema de navegação).
O condutor pode começar a condução navegada operando um interruptor. Uma vez ativado, o sistema irá conduzir o automóvel no centro de uma determinada faixa e a conservar uma distância definida para o veículo precedente, mantendo uma velocidade escolhida pelo condutor.
A condução autónoma é possível na condução em faixa única, desde que o condutor mantenha a sua atenção na estrada e esteja preparado para assumir o controlo manual do volante quando as condições da estrada, o trânsito e o automóvel assim o exigirem3.
Se o automóvel precedente circular a uma velocidade inferior à definida pelo condutor, e se o sistema detetar que pode ultrapassar, o condutor será notificado através de orientação auditiva e visual. O condutor pode aceitar ultrapassar ao colocar ambas as mãos no volante e operando um interruptor. Mediante a confirmação do condutor, o automóvel irá deslocar-se para a faixa de ultrapassagem. Uma vez ultrapassado o veículo mais lento e quando o sistema determinar que é possível regressar à faixa de condução, o sistema solicita confirmação ao condutor para fazer regressar o veículo à faixa original.
Quando é pretendido iniciar uma mudança de faixa, o condutor coloca ambas as mãos no volante e ativa o sinal de mudança de direção. O veículo irá mudar de faixa quando o sistema determinar que esta ação é possível em segurança.
Quando o automóvel se aproxima da saída da autoestrada de uma rota predefinida, é fornecida orientação auditiva e visual para notificar o condutor que a condução navegada está prestes a terminar. Assim que o automóvel chega à saída a autoestrada, a condução navegada é desativada e o condutor assume o controlo total da condução.
A versão inicial do sistema Nissan ProPILOT de condução em faixa única de autoestrada foi lançada em 2016 no veículo comercial Nissan Serena, no Japão, e recebeu vários louvores, incluindo o Prémio de Inovação de Automóvel do Ano Japonês.
O ProPILOT (conhecido como ProPILOT Assist nos EUA) faz parte do equipamento de vários modelos Nissan em todo o mundo, incluindo o automóvel 100% elétrico Nissan LEAF e os campeões de vendas Qashqai, X-TRAIL, Altima e Rogue.
Mais de 350.000 automóveis Nissan em circulação estão equipados com a comprovada tecnologia de apoio ao condutor Nissan ProPILOT, estabelecendo um sólido alicerce para a agora anunciada segunda geração, o novo sistema que estará no Outono disponível no mercado japonês, o Nissan ProPILOT 2.0.
NOTAS
1 – Uma via rápida nacional, de acordo com o definido pela National Expressway Act. Uma autoestrada delimitada, de acordo com o definido pela Road Act.
2 – A condução autónoma é possível na condução em faixa única sob a condição que o condutor mantenha a sua atenção na estrada e esteja preparado para assumir de imediato o controlo manual do volante quando as condições da estrada, do trânsito e/ou do automóvel assim o exigirem.
3 – A funcionalidade autónoma não está disponível em túneis em que não é possível estabelecer um sinal GPS, em vias rápidas com dois sentidos, em estradas sinuosas, em áreas de portagens ou de estradas convergentes. Ao entrar numa secção da estrada em que a condução autónoma não está disponível, o sistema irá alertar antecipadamente o condutor para que este possa assumir o controlo manual do volante.