Na sessão de abertura, José Augusto Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, deram as boas vindas a todos os participantes e salientaram a importância deste forum, o maior que se realiza em Portugal a nível do turismo interno.
O evento que conta com cerca de meio milhar de participantes, pretende contribuir segundo Pedro Machado, para se “perceber o que é que vai ser o turismo na próxima década”, salientando que “o Fórum está cá, seguramente, por aquilo que representa do ponto de vista da discussão, do interesse que desperta, mas também pelos temas que colocámos na agenda”.
Durante a manhã, dois temas foram lançados a debate. O “Turismo Cinematográfico, – O Cinema ao Serviço do Turismo”, moderado por Luís Lima Santos, Coordenador do Citur e “Turismo 4.0 – Portugal, Hub de Inovação Digital”. Moderado por Paulo Zacarias Gomes, jornalista da “Visão” e da “Exame”.
Sobre O “Turismo Cinematográfico” e o grande potencial de Portugal em particular da região Centro, para acolher grandes produções cinematográficas e audiovisuais internacionais, a opinião generalizada é de que Portugal, já foi descoberto pelo “mundo do cinema” e que a Portugal Film Commission, criada na passada semana, pelo Governo, pretende gerar condições para que Portugal se torne um destino de excelência para a realização de filmes e de séries.
Acerca desta realidade Bruno Manique, presidente da CPFC – Centro Portugal Film Commission, deixou escapar que, a muito curto prazo, teremos no nosso país o realizador Mark L. Lester para realizar um filme. Com ele virá o responsável pelos efeitos especiais da famosa série “A Guerra dos Tronos”. Serão mais de 200 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes e técnicos. O retorno esperado será na ordem de mais de um milhão de euros, para o interior do centro de Portugal.
O “Turismo 4.0 – Portugal, Hub de Inovação Digital”, trouxe á discussão os desafios que a Economia 4.0 coloca à atividade turística. De acordo com Sérgio Guerreiro, diretor de Gestão de Conhecimento do Turismo de Portugal “Portugal é o 14.º país mais competitivo do mundo no Turismo, mas há que pensar todos os dias em como melhorar a experiência dos visitantes, os quais, cada vez mais habituados à economia digital, têm exigências crescentemente elevadas”. Os convidados internacionais destacaram os contributos que a inteligência artificial, aliada à visão dos empreendedores, pode fornecer à área do Turismo.
Este primeiro dia pontuou-se ainda pela intervenção da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que subiu ao palco para apresentar as principais estratégias e programas do Governo para esta área.
Ana Mendes Godinho, para alem de referir outras iniciativas, como o Programa Valorizar, enalteceu a criação da Portugal Film Commission, que pretende atrair produções audiovisuais ao nosso país e que se insere na estratégia de fazer com que “o turismo seja uma bandeira do país”, sublinhando que “O Turismo é uma arma de transformação, que consegue mobilizar vários players e que tem a capacidade de abrir o mapa de Portugal, alargando-o a todas as regiões.”
Os dois últimos painéis deste primeiro dia, tiveram como assunto os “PROVEREs – Estratégias de Valorização e Promoção” em que alguns dos responsáveis dos mais significativos PROVEREs da região, mostraram a toda a audiência os avanços e as novidades registadas nos projetos em que estão envolvidos e “ADN de Projetos Vencedores – Diferenciar para Ganhar”, onde foram apresentados alguns projetos diferenciadores de grande sucesso.