Com a presença de representantes das várias cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network (Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos) e de representantes de diversas instituições do setor do vinho e do turismo, o encontro decorreu nos últimos dias e dividiu-se entre as instalações do Porto Innovation Hub e do Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante, sendo anunciados e entregues os prémios Best of Wine Tourism 2020 nas diferentes categorias:
Alojamento – Quinta do Vallado Wine Hotel
Arquitetura e Paisagem – Quinta da Pacheca
Arte e Cultura – Caves Santa Marta (Arte) = Museu & Enoteca 17.56 (Cultura)
Experiências Inovadoras em Enoturismo – Quinta da Avessada
Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Six Senses Douro Valley
Restaurantes Vínicos – The Yeatman
Serviços de Enoturismo – Bago D’Uva 360º
Estes projetos de enoturismo foram distinguidos, em cada uma das categorias, com base em critérios como qualidade dos serviços e instalações ou inovação e originalidade da oferta, assim como o impacto que os mesmos têm no desenvolvimento do enoturismo e da região.
O Município do Porto, representado pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, acompanhado pelos delegados oficiais das cidades-membro da rede, promoveu a entrega dos prémios aos vencedores.
Seguir-se-á uma segunda fase desta competição, no início do mês de novembro, durante a Assembleia Geral Anual da rede que terá lugar em Bordéus, França. O júri internacional, composto por representantes de todos os membros Great Wine Capitals, selecionará o melhor projeto de enoturismo de entre os vencedores das referidas categorias, o qual será premiado como Vencedor Global.
O concurso Best of Wine Tourism é promovido anualmente pelas cidades-membro da Great Wine Capitals: Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Lausanne (Suíça), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e Verona (Itália). Tem por objetivo premiar os projetos/serviços de enoturismo que se distingam pela sua excelência e inovação.
A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização formada por cidades reconhecidas mundialmente pelos seus vinhos e regiões vinícolas, que tem por objetivo promover o enoturismo nessas regiões, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.
O Porto é membro-fundador e representa na Rede as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes, cabendo ao Município do Porto representar oficialmente o Porto e suas regiões neste contexto, com a Associação de Turismo do Porto a ter a incumbência de desenvolver todas as ações relacionadas com o projeto.
Fonte: CMP