A Associação Termas de Portugal, apoiada pelo Turismo de Portugal, pretende investir 350 mil euros, para promover as 50 estâncias termais de Portugal e conquistar um público mais jovem e urbano, mas também para aumentar o número de clientes do segmento de turismo de bem-estar, de cerca de 70 mil para 120 mil, conforme referiu o presidente desta Associação.
De acordo com Vitor Leal, a receita direta dos balneários termais, excluindo o impacto indireto, como a estadia nos hotéis ou refeições, situou-se em dois milhões de euros no termalismo de bem-estar e cerca de 12 milhões no termalismo terapêutico.
Como já vem acontecendo em algumas termas do centro de Portugal, esta nova campanha vem dar a conhecer novas rotas que ligam o conceito das estâncias termais ao território onde estão integradas, oferecendo novas experiências nomeadamente com a Rota Histórica, onde se integra por exemplo as termas das Caldas da Rainha, a Rota Natureza, onde estão inseridas as termas de Pedras Salgadas, ou Felgueiras e a Rota de Charme, onde as termas de Monte Real, ou Vidago, fazem jus ao bom gosto.
Também, novos programas de Saúde e bem-estar, estão disponíveis com a nova campanha, nomeadamente Natural Fit, Natural Massage, Natural Legs e Natural Relax, muito vocacionados para um publico urbano, ativo, que procura novos conceitos de oferta predefinidos. Toda esta oferta está disponível no site das Termas de Portugal, uma “plataforma de dinamização da oferta”, que se apresenta agora renovada e que facilita a compra online dos programas, de saúde e bem-estar, por parte dos utilizadores.
Ainda sem ter as contas finais fechadas, Vítor Leal refere que, no primeiro semestre, a faturação terá crescido 20% face ao ano passado, já que os primeiros indicadores de 2019, demonstram que há termas a crescer acima dos dois dígitos, o que leva o presidente da associação a antecipar que “vai ser um bom ano” e que “Esta campanha vai demonstrar toda a sua atualidade, modernidade e dar a conhecer os investimentos na requalificação das estâncias termais com uma nova oferta mais direcionada para a área de bem-estar, que é complementar do segmento de saúde”.
“É natural estar bem”, pretende ainda aliciar um publico mais jovem que procura as escapadinhas a dois, ou casais com crianças pequenas que pretendem passar uns dias em família.
Para além disso, o mercado internacional, é outro dos alvos desta campanha. Nesse contexto, o presidente da Associação Termas de Portugal realça que o mercado espanhol, pela proximidade, é “apetecível e de forte aposta”, bem como outros mercados, como o francês, luxemburguês, suíço e alemão, que apresentam uma grande tendência para o turismo de saúde e bem-estar.
Já para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, destacou a importância desta iniciativa que se enquadra nos ativos definidos na Estratégia para o Turismo, nomeadamente na saúde e bem-estar. Este produto permite “trazer mais turistas, que gastam mais, principalmente ao longo de todo o ano e de todo o território. É nesta perspetiva, que as termas têm vantagens competitivas, relativamente ao que se pretende alcançar, ou seja chegar a vários consumidores finais”, realçou.