O presidente da instituição, Comendador Jorge Rocha de Matos, no seu discurso de boas-vindas aos convidados recordou a importância do setor do turismo e dos prémios: “Queremos continuar a celebrar a criatividade, a criatividade de quem ousou durante a passada edição da BTL; ousou fazer melhor e ousou fazer diferente. Porque é esse o caminho que a própria BTL tem percorrido: todos os anos procura caminhos diferentes e fá-lo com inovação; com parcerias estratégicas, numa festa que é do setor do Turismo, mas que, acima de tudo, é de Portugal”.
Dália Palma, Gestora da BTL, por sua vez destacou os prémios atribuídos e lançou a nova edição da Bolsa de Turismo de Lisboa 2020 ” Antes de entrarmos nos prémios, gostava de partilhar convosco algumas das ideias que estamos já a trabalhar para a BTL do próximo ano. Um número redondo assim exige uma BTL em grande. Vamos continuar a nossa aposta na BTL Cultural, queremos trazer a Cultura para debaixo deste grande chapéu que é o Turismo; a BTL Talks, reconhecida por todos no ano passado pela sua qualidade e que na próxima edição promete inovar; e por falar em inovação, a BTL Labs vai concentrar os nosso esforços para fazer mais e melhor; a Meeting Industry, com o reforço da área de exposição e uma redobrada aposta na melhoria dos hosted buyers internacionais. Também o Turismo ligado com os concertos terá um espaço de reflexão e exposição”.
O Prémio Melhor Stand Profissional 2019 foi atribuído a DHM e foi entregue a Catarina Fernandes, Marketing Project Manager Management. Ao receber esta distinção, a responsável afirmou que a “presença na BTL foi uma aposta muito da empresa no sentido de ter uma presença diferente e criativa”.
O Prémio Melhor Stand Público 2019 foi entregue à Madeira, pelo seu stand inovador que captou a atenção de todos os que visitaram a BTL 2019 e sobretudo pela simbiose perfeita ente a relação público e profissional. O prémio foi entregue a Duarte Afonso e Guilherme Silva por Raúl Martins, presidente da associação de Hotelaria de Portugal.
As Menções Honrosas desta edição foram atribuídas a:
– Turismo da Índia, por ter estado presente pela primeira vez na Feira e sobretudo pelo dinamismo na divulgação das tradições culturais daquele país. Maria João Rocha de Matos, Diretora Geral da Lisboa Feira Congressos e Eventos entregou o prémio a Arjun Deore, Second Secretary da Embaixada Indiana em Lisboa.
– Município de Penamacor – este município foi distinguido pela originalidade e pelo apelo à natureza única da região. Este prémio foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares.
– Rota EN 2 – Este stand foi galardoado pela iniciativa, inovação e pela estruturação de um produto único que é uma aposta clara na revitalização do interior do país. Ricardo Figueiredo, da APAVT entregou este prémio a Luís Reguengo, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Penaguião
– Município de Viseu – Esta cidade foi mais uma vez distinguida pela originalidade e pela divulgação da cultura da região.
APAVT – Pela importância do stand no universo BTL e no setor do Turismo e pela capacidade que possui de associar de forma corporativa, ganhando escala. Ao mesmo tempo que se transmuta dos profissionais para o público durante o fim de semana. Ricardo Figueiredo, da APAVT recebeu o prémio de Paula Machado, Diretora do Turismo de Macau
Este ano a BTL decidiu alargar as categorias e atribuiu o Prémio Inovação à Amadeus, por ter aceite o desafio de se tornar parceira da BTL numa área que é uma aposta de futuro: a Inovação.
Cláudio Santos, Diretor da Amadeus referiu que “ser o patrocinador da área BTL Lab, permitiu à Amadeus a partilha de experiências e conhecimento que cruzam tecnologia e turismo. Foi extremamente positivo a nossa presença no formato que construímos com a BTL”.