A iniciativa pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do meio rural, nomeadamente os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora.
Andar&Correr Vila Cova à Coelheira dá inicio ao certame, no dia 7 de setembro, pelas 17h30, com rastreios de saúde, seguidos de uma hora de exercício físico, a caminhar ou a correr. A festividade religiosa tem também início neste dia, pelas 20h30, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz e o Hino Akathistos.
O programa prossegue, no domingo, dia 8 de setembro com uma Missa e Procissão do Adeus, com o Festival do Pão e produtos regionais, tasquinhas gastronómicas, artesanato, folclore e a possibilidade dos visitantes poderem confecionar as suas próprias bôlas nos fornos de lenha comunitários da vila.
Ao Festival do Pão está aliada a 36ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 15h00, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira (Feira), o Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro, o Rancho regional S. Salvador de Folgosa (Maia) e o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire).
As Bombocas sobem ao palco com o seu reportório de música popular, boa-disposição, calor e ritmo, no encerramento deste certame.
OFestival do Pão e 36º Festival de Folclore têm organização conjunta do Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta vila.
Fonte: CMVNP