fbpx
Início Cultura RESTAURANTES APOIAM CONFERÊNCIA DO DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL COM OFERTA DE DEGUSTAÇÃO

RESTAURANTES APOIAM CONFERÊNCIA DO DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL COM OFERTA DE DEGUSTAÇÃO

0
RESTAURANTES APOIAM CONFERÊNCIA DO DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL COM OFERTA DE DEGUSTAÇÃO
Dia Mundial do Inseto Comestível - ®DR

 

Segundo Rui Nunes, Presidente da Portugal Insect: A reação adversa dos consumidores a este tipo de alimentação continua a ser um desafio, uma vez que todos fomos educados a olhar para os insetos como contaminantes e não como alimentos. Acreditamos que este tipo de parcerias pode ajudar a sensibilizar o público em geral, para a reintrodução dos insetos em alimentação humana”.

Estão identificadas mais de 2000 espécies de insetos comestíveis. De entre estes, têm sido escolhidos os que representam o melhor compromisso entre o perfil nutricional e a facilidade de produção industrial. Destacam-se várias espécies de grilos, a larva do besouro (Tenebrio molitor) e os gafanhotos. Segundo a FAO, os insetos são uma fonte alternativa de proteína animal com um potencial muito grande para fazer parte da nossa dieta regular. Isto porque, os insetos têm um perfil nutricional muito interessante, dado o seu alto teor proteico e simultaneamente têm um impacto ambiental muitíssimo mais baixo que as fontes de proteína animal a que estamos habituados, como por exemplo, a vaca, o porco ou o frango.

A PORTUGAL INSECT é uma associação criada em maio de 2018 e congrega os produtores e transformadores portugueses de insetos, com vista à sua utilização na alimentação humana e animal. De entre os seus objetivos, destacamos o contributo para a consciencialização das populações sobre as vantagens nutricionais e ambientais do consumo de produtos alimentares à base de insetos.