Das candidaturas recebidas até ao momento, a BTL regista que há uma grande procura de hosted buyers interessados no destino Portugal das seguintes origens: EUA, Índia, Rússia, França e Brasil. Os segmentos de maior interesse são Enoturismo, City Break e Meeting Industry eno que toca às regiões mantém-se o interesse no Porto e Norte, Centro, Lisboa e Algarve, tal como em 2019.
A contínua aposta neste programa por parte da Bolsa de Turismo de Lisboa revela para a próxima edição um número muito elevado de candidaturas, com cerca de 121 novos Hosted Buyers.
Dália Palma, Gestora da BTL, afirma: “O programa de hosted buyers tem sido, ao longo dos últimos anos, uma verdadeira oportunidade para as empresas nacionais contactarem com os compradores internacionais, especializados em determinados segmentos. Este ano a BTL está concentrada em fazer crescer este programa, reforçando mercados de crescimento. Queremos continuar a apostar no sector e na sua afirmação internacional e conseguir aproveitar toda a atenção que o destino Portugal tem gerado nos últimos anos. De referir ainda as distinções consecutivas com que os World Travel Awards têm distinguido o nosso país, reforçando a imagem e a capacidade do Turismo nacional.”
O objetivo do programa é apoiar a vinda de compradores internacionais, disponibilizando a participação em reuniões e atividades no mercado nacional. A gestora da BTL acrescenta: “Dos vários segmentos a potenciar junto dos buyers nesta próxima edição, destacam-se mais uma vez o Enoturismo, Leisure, Golf, Religioso, Cultural e Meeting Industry. Destaco ainda o esforço da BTL na manutenção de mercados como EUA, China, Japão, Canadá e explorar novos mercados emergente como Israel e outros com origem no continente Asiático”.
Uma das novidades deste programa são as alterações introduzidas no modelo de reuniões dos HB para 2020. O modelo de participação nas reuniões – speed networking -, terá um novo formato, concentrando as mesmas num único espaço, onde o HB está identificado e recebe o supplier, com reuniões cronometradas durante os dois primeiros dias do evento.
As candidaturas recebidas serão analisadas pela BTL, TAP e pelo Turismo de Portugal e apenas as que forem aceites serão convidadas a integrarem o programa de hosted buyers. Agentes de viagens, operadores turísticos, diretores de DMC’s e outros profissionais do Turismo poderão inscrever-se no website do evento.
O programa de hosted buyers conta com os habituais parceiros estratégicos, especificamente a TAP, Turismo de Portugal, APAVT, Iberia Airlines, Barraqueiro, Gold Limousine e as várias unidades hoteleiras de Lisboa. A BTL 2019 irá realizar-se de 11 a 15 de Março na FIL, Parque das Nações.