Para o Município, esta participação teve como principal objetivo a realização de contactos e estudo de mercado, com o intuito de averiguar a possibilidade de uma participação promocional e comercial do artesanato barcelense numa próxima edição, como forma de apostar na sua internacionalização e assim fomentar a imagem de Barcelos como Cidade Criativa da UNESCO e Capital de Artesanato de Portugal.
Esta visita foi extremamente importante para comprovar que Barcelos tem espaço nesta feira como território diferenciador e autêntico, detentor de um património cultural de excelência e inigualável.
Este certame possui uma enorme estrutura expositiva na qual está representado o melhor artesanato da Europa, Ásia, África e América (com mais de 3000 stands e mais de 100 países), com destaque natural para o artesanato de Itália. Na edição de 2018, a feira registou mais de 1,2 milhões de visitantes, o que comprova a importância e a qualidade do evento, sustentado pela autenticidade e originalidade do artesanato presente.
No pavilhão europeu, Portugal esteve representado com alguns expositores da área das peles, da cerâmica, da filigrana e da gastronomia. No âmbito da cerâmica verificou-se a presença de um expositor de Barcelos, a Cerâmica “Histórias da Minha Terra”, da freguesia da Ucha, facto muito positivo para a internacionalização.
Fonte: CMB