Em 2020, Santarém pretende reforçar o seu estatuto de Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa, num acontecimento que reúne a oferta gastronómica do nosso país, tão rica e variada quanto a sua paisagem, e a sua forte tradição vitivinícola, com reconhecida excelência e qualidade dos seus vinhos, trazendo a Santarém os melhores gastrónomos e sabores do país, numa seleção de restaurantes de norte a sul e ilhas”, referiu Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.
João Teixeira Leite, Presidente do Concelho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém, apresentou toda a Programação das Comemorações, que decorrem entre fevereiro e dezembro de 2020, através da realização de dezenas de iniciativas e eventos de amplitude regional e nacional.
Entre estes acontecimentos destacam-se como eventos âncora o “Dia Nacional da Gastronomia”, o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, a reforçada presença na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Nacional da Agricultura, o lançamento do Guia Gastronómico, diversas conferências ao longo do ano, e o próprio Festival Nacional de Gastronomia.
Este ano o Festival Nacional de Gastronomia, que terá um formato temporal maior, decorre de 16 de outubro a 1 de novembro, e tem como tema central a celebração dos seus 40 anos de existência, prometendo pôr à prova os melhores sabores das diversas regiões de Portugal.
Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo referiu que “esta região é uma região que em 2019 mais cresceu no Turismo Interno, num valor aproximado de 36%. Santarém é hoje a Capital Nacional da Gastronomia”.
Para além da apresentação de todo o programa, o arranque das Comemorações iniciou com uma prova de vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo, seguida de um momento cultural com o grupo musical “Três Bairros” e de um almoço, confecionado pelo chef Scalabitano, Rodrigo Castelo.