Com base em mais de 30 anos de experiência coletiva a Gestora de Cor da Nissan, Lesley Busby e Designer de Cores, Materiais e Acabamentos da Nissan, Carine Giachetti, inspiram-se no mundo em seu redor, que as ajuda após vários anos a levar a cor a um patamar superior.
CLIENTES NO CENTRO DA CONCEPÇÃO
A primeira geração JUKE provocou o mundo automóvel com o seu visual de beach-buggy numa presença compacta, ideal para condução citadina. Apesar do seu visual irreverente e extremo, os clientes em toda a Europa adoraram a sua atitude rebelde e abordagem inovadora no segmento dos automóveis citadinos.
Agora, com o lançamento do novo JUKE, os seus designers depararam-se com o desafio de melhorar a herança de design único do JUKE e potenciar a sua personalidade divertida. O novo modelo reflete as preferências dos clientes, bem como as tendências existentes, levando o design impressionante e personalização inovadora a um novo nível para os compradores.
«As expectativas dos clientes de um design impecável aumentaram ao longo dos anos», afirma Lesley Busby. «Com o desenvolvimento de novas plataformas digitais, o mundo está realmente na ponta dos dedos das pessoas; estão mais sintonizadas do que nunca com as tendências de design e informação. É realmente entusiasmante para nós evoluir com essa expectativa e estar à altura do desafio, particularmente com o novo JUKE. Podemos oferecer aos clientes um novo nível de personalização e qualidade correspondente. É verdadeiramente recompensador para nós».
INSPIRAÇÃO NO ESPÍRITO MULTICULTURAL DE LONDRES
Trabalhando no estúdio de design automóvel sediado no centro de Londres e berço do primeiro e segundo Nissan JUKE, Lesley Busby e Carine Giachetti estão no centro da vanguarda do design de condução e inovação da cor.
«A Nissan Design Europe está no coração de Londres, pelo que podemos aceder à arquitetura, uma justaposição do moderno e do antigo, em acoplamento com a arte moderna e a moda mais recente. Tudo isto despertou a inspiração subjacente, redefinindo a nova aparência do JUKE. Isso ajudou-nos a aperfeiçoar as opções de cor e determinar o que se mantém em voga nos próximos anos», diz-nos Carine Giachetti.
Ao oferecer um novo nível de personalização, o pacote versão N-Design assegura que os condutores sentem que o JUKE foi feito para eles. Estão disponíveis várias combinações de cores para a carroçaria, tejadilho e estofos. Os clientes podem adotar o estilo do seu JUKE selecionando entre 21 combinações de interior e exterior de topo de gama, a derradeira personalização.
A gama de cores e materiais de interior do JUKE confere ao interior do automóvel uma sensação madura de topo de gama. Os designers prestaram especial atenção ao toque suave da superfície do tablier e friso da porta, bem como aos detalhes opcionais dos estofos Alcantara®.
Os designers identificaram três versões de personalidade distintas N-Design: Midnight, Urbaniser e The JUKE.
A COLABORAÇÃO É ESSENCIAL NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL
«O processo de design está em constante evolução», fala Lesley Busby. «Engloba perspetivas de diferentes setores de mercado, desde a engenharia às compras, passando pelo planeamento de produto ao controlo de qualidade».
E continua: «Desenvolvemos a aparência e toque do JUKE desde o modelo original até ao novo, tenho muito orgulho nos nossos esforços de colaboração no âmbito do negócio».
Carine Giachetti acrescenta, «A beleza do nosso trabalho é que nos inspirarmos em várias pessoas e locais. Para o novo JUKE, não só colaborámos com o Nissan Technical Centre Europe e com os nossos colegas no Japão, como também procurámos influência no vasto cenário de design e arte de Londres».
«Quando vemos um automóvel na estrada, olhamos para todas as diferentes ideias das nossas equipas internas e o mundo exterior cuidadosamente criado num só local. É uma verdadeira prova de criatividade e diversidade da equipa e faz-nos sentir verdadeiramente orgulhosos em participarmos em algo tão especial», conclui Carine Giachetti.
Encontre mais informação sobre as designers nos vídeos anexos a este comunicado.
Nissan Design Europe: Biografias das designers
Lesley Busby, Gestora de Cor, Nissan Design Europe
Membro fulcral da Nissan Design Europe, Lesley Busby fez parte da equipa desde que esta abriu as suas portas em Londres há 15 anos. Busby é famosa pelo seu trabalho na última década desde o Nissan JUKE original à mais recente geração, lançada em setembro de 2019.
Ao efetuar o design do novo Nissan JUKE e outros projetos com que se envolveu, o papel de Lesley Busby varia desde o desenvolvimento de cor da pintura à seleção de têxteis, incluindo o nome e acabamento de cores. Trabalha com a sua equipa de design desenvolvendo uma gama de cores infindável, tecidos e texturas até obter 21 configurações de personalização, simplificando a complexidade de escolha para o condutor do moderno do Nissan JUKE.
Há 26 anos na Nissan, Lesley possui também amplos créditos no renascimento da empresa na Europa e trabalho em colaboração estreita com o Diretor de Design da Nissan, Matthew Weaver, abrindo o caminho para o design.
Carine Giachetti, Designer de Cores, Materiais e Acabamentos, Nissan Design Europe
Carine Giachetti possui um historial de design internacional e tendências no trabalho com Cores, Materiais e Acabamentos durante mais de 10 anos tanto nos automóveis protótipo como de produção.
Carine Giachetti inspirou-se originalmente no mundo da moda, estudando o design da moda em Paris e evoluindo pouco tempo depois para se dedicar às tendências de interior de casa, desenvolvimento de protótipo automóvel e mapeamento de estilo. Esta experiência e informação únicas permitiram que Giachetti interpretasse melhor as tendências culturais, permitindo-lhe refinar e antecipar as exigências dos clientes no estilo automóvel.
Giachetti é também responsável pelo revestimento integral do Nissan JUKE, incluindo o fornecimento, design de padrões e coordenação de cores de têxteis.