Para Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal “Antes mesmo da pandemia, a RE/MAX já estava a proceder a uma transformação digital, através da integração das plataformas online e offline. Acreditamos que o papel do consultor é insubstituível, mesmo com a importância crescente dos suportes online. Por isso, as nossas equipas têm uma formação que alia tecnologia, formação e marketing, e permite acelerar processos. Esta formação baseia-se no uso mais acentuado de ferramentas tecnológicas e plataformas de trabalho, que ajudam a fomentar a interação com o cliente, de forma cada vez mais fluida e simplificada, em qualquer lugar, hora e forma.”
Das mais de quarenta e sete formações online RE/MAX, acessíveis a Brokers e Agentes, até dia 20 de abril estão agendados e já esgotados quarenta e cinco cursos: Compradores e Angariação; Facebook Marketing; Prevenção e Branqueamento de Capitais e Financiamento; RE/MAX Technology; Sales Training e Seminário de Iniciação. Os cursos têm a duração de 500 horas de formação e terão cerca de 1.800 inscrições. De salientar que já anteriormente a este contexto de pandemia, a RE/MAX tinha desenvolvido um trabalho prévio, que visou aferir quais os cursos que poderiam ser fornecidos online, agilizando prazos de formação de cada consultor, diretor ou staff de agência.
No que concerne aos Webinars promovidos pela RE/MAX, o primeiro, “Como usar o Reatia no seu negócio imobiliário a partir de casa” é assegurado pelo REATIA, proptech portuguesa que agrega informação de todos os imóveis disponíveis no mercado. Segue-se o Webinar “Como fazer vídeos para o mercado imobiliário” com Klaus Knuffmann, fotógrafo e videógrafo, que vai partilhar as melhores práticas para integrar o vídeo no dia-a-dia de um profissional do setor. “60 Minutos de Imobiliário” dá o mote para o terceiro Webinar, que conta como orador Richard Robbins, especialista em coaching do setor imobiliário. Por último, Tom Ferry, reputado formador e especialista em mediação imobiliária assegura o Webinar “Business By Design”.
“Nesta altura que nos encontramos, o caminho da digitalização na mediação tem um papel determinante. Um exemplo disso é a atual impossibilidade da visita ao imóvel, que não pode ser encarada com um problema, numa fase inicial do processo. Durante os últimos anos investimos em inúmeras ferramentas tecnológicas que ajudaram a facilitar esse primeiro contacto, seja pelo padrão de consumo da geração Millennials e Z, seja pelas novas tendências tecnológicas. Neste pressuposto já tínhamos bastantes ferramentas que acautelavam o contacto diário com os nossos clientes, através de reuniões digitais e utilizando plataformas e aplicações de conversas instantâneas que, por exemplo, estão ligadas diretamente ao nosso Site. No que diz respeito ao trabalho do consultor imobiliário e à sua agência, já tínhamos desenvolvido o nosso CRM interno com o intuito de automatizar inúmeros processos e cada vez mais direcionar o trabalho do consultor para a era digital. Temos a forte convicção que o consultor do futuro é um consultor que domine todas as ferramentas tecnológicas ao seu dispor.”, acrescenta a CEO da RE/MAX Portugal.