Ao longo das últimas semanas, a Microsoft Portugal trabalhou em contrarrelógio com professores e educadores, para que hoje possamos todos escrever uma nova página na digitalização da educação em Portugal.
Microsoft apoia alunos e professores
A solução integrada de Office 365, disponibilizada gratuitamente à comunidade educativa, valoriza a colaboração entre professores e alunos, dá acesso a recursos de aprendizagem em qualquer lugar e abre um canal seguro e centralizado de comunicação entre toda a comunidade, desta forma a Microsoft apoia alunos e professores.
Para reforçar este apoio, a Microsoft Portugal desenvolveu o portal “1, 2, 3… Escola em Casa!“, onde estão todos os recursos para que seja possível transformar qualquer escola tradicional numa escola tecnologicamente inovadora. Neste portal é possível subscrever o Office 365 A1gratuitamente, aceder a guias dedicados a Professores, Alunos e Pais, ou ainda encontrar formações para a comunidade educativa.
Foram desenvolvidos dois webinars gratuitos intitulados “7 Passos para Implementar e Utilizar o Office 365 e Teams para Educação” nos quais os professores Paulo Gafanha e Jorge Sottomaior Braga (ambos Microsoft Innovative Educators Experts) demonstram como é possível utilizar a tecnologia para potenciar o ensino à distância. No primeiro webinar falam sobre os primeiros passos a dar para a implementação do Office 365 para a Educação. No segundo webinar abordam temas como comunicar com os alunos, promover a aprendizagem e colaboração, e realizar avaliações utilizando o Microsoft Teams nesta nova sala de aula digital. Estes webinars tiveram até ao momento mais de 10 mil participantes, e continuam disponíveis on-demand.
Por saber que nesta fase existem questões e dúvidas sobre as melhores práticas a adotar, a tecnológica criou a iniciativa “Microsoft Educação Responde“. Todas as quartas-feiras de abril, entre as 17h30 e as 18h30, a equipa responde às questões da comunidade e dá dicas relacionadas com a utilização de Teams e Office 365 no suporte ao ensino à distância. A primeira sessão teve lugar no dia 8 de abril e contou com perto de mil participações. A próxima é já no dia 15 de abril. Recorde-se ainda que para os subscritores do Office 365 para Educação, encontra-se disponível, e de forma gratuita até junho de 2020, o Minecraft: Education Edition, com novos recursos dedicados ao ensino à distância. Uma excelente forma de promover a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas num ambiente envolvente e divertido.
“O facto de milhares de alunos estarem neste momento a ter aulas online, e totalmente à vontade com a tecnologia Microsoft, confirma a opção que temos feito de investimento junto da comunidade educativa em Portugal. Mais uma vez conseguimos reforçar, em tempo record, o nosso apoio a mais de 262 mil alunos e professores na adaptação a uma nova realidade, o ensino à distância. Para as escolas que estão agora a iniciar esta jornada, desenvolvemos metodologias que permitem adotar rapidamente a tecnologia necessária para o arranque do próximo momento letivo tão especial” refere Sandra Martinho, Diretora da Área de Educação e Filantropia da Microsoft Portugal.
Nos últimos 10 dias, o Centro para Educadores da Microsoft, em Portugal, que possui formações e recursos gratuitos e personalizados para educadores, aumentou cinco vezes o número de Microsoft Innovative Educators. Esta comunidade de educadores tomou ainda a iniciativa de criar o grupo de Facebook E-Learning Apoio, que, em quatro semanas, atingiu 25 mil membros, no qual impera a partilha de boas práticas para os desafios diários e o espírito de entreajuda.
Inspirada nesta iniciativa, a Microsoft Portugal procurou aproximar-se ainda mais desta comunidade que tem vindo a apoiar há vários anos. Em conjunto com os colaboradores Microsoft, será criado um projeto de voluntariado com o nome “Adote uma Escola”. Os voluntários darão um apoio ainda mais próximo a escolas, através da partilha de boas práticas, recursos e informação, para uma melhor transição para o ensino à distância.