Centro de bem-estar, cabines com jatos de pressão, sauna e tratamentos de todo o tipo… tem todos os serviços dos spas mais exclusivos. A única diferença é que este é um spa para automóveis e está localizado nas oficinas 2B, 4 e 5 da fábrica da SEAT em Martorell (Barcelona). Durante 6 horas, cada carroçaria é submetida a um ritual de beleza na zona da pintura, para que, quando sair para a estrada, garanta o melhor resultado da cor.
Um circuito térmico na oficina.
O ritual deste spa para automóveis começa na zona de banho, um espaço com mais de 51.500 m2 e com 314 trabalhadores e 32 robôs ao serviço de cada viatura. Aqui terão 9 lavagens por imersão, alternadas com outras 5 por pulverização, bem como a aplicação de massa de vidraceiro. “Desta forma, podemos proteger a carroçaria da corrosão e eliminar o risco de filtragem da água e até do ruído, utilizando sprays insonorizantes”, explica Javier Pérez, responsável do departamento de tintas da SEAT.
Como nas saunas finlandesas.
Não há nenhum tratamento a que o automóvel seja submetido, tanto na zona de banhos de imersão como nas outras zonas deste spa único, que não termine com a secagem e a fixação. É por isso que os fornos são fundamentais. Existem 6 ao longo de todo o processo de pintura. “Cada fase requer uma temperatura, entre 45 e 180 graus e com uma duração entre 30 e 35 minutos”, explica Javier Pérez.
O ritual da cor.
E agora o automóvel está pronto para entrar na oficina 5: 119.500 m2, 587 trabalhadores e 175 robôs dedicados única e exclusivamente ao embelezamento da carroçaria. A primeira coisa é escolher o tom a partir de uma paleta ampla. “As cores estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas e a personalização é uma tendência clara”, diz Jordi Font do departamento de Color&Trimda SEAT. O Arona, por exemplo, tem mais de 68 combinações possíveis e para o novo Leon não é fácil decidir entre tonalidades tão exclusivas como o Cinzento Magnetic, Vermelho Desireou Emotion, Branco Nevada, Azul Mysteryou Preto Midnight.
Terapia de pintura.
Tal como em outros spas onde os poderes dos jatos de água pressurizados são usados como terapia, aqui são utilizados para pintar. Especificamente dois quilos e meio de esmalte por automóvel. É feito em cabines rigorosamente preparadas para o efeito. Com um sistema de ventilação que impede a entrada até da mais pequena mancha de pó, e a uma temperatura entre 21 e 25 graus. 84 robôs são responsáveis pela pulverização da cor. Aplicam um total de sete camadas, tão finas como um cabelo, mas ao mesmo tempo tão resistentes como uma rocha. “O que procuramos é um excelente aspecto visual que também dure muito tempo”, conclui Javier Pérez.
Cromoterapia contra impurezas.
Este é o último dos tratamentos do spa para automóveis, aquele que verifica que todos os outros deram resultados irrepreensíveis. Sob uma luz vermelha, o veículo desliza através de um scanner onde são tiradas 50.568 fotos em 43 segundos, por 28 câmaras que captam 42 imagens por segundo. Tudo para verificar a carroçaria ao milímetro e certificar que não existem falhas ou imperfeições. Após a sua visita ao centro de bem-estar para automóveis, estão prontos para ir para a estrada e mostrar as suas verdadeiras cores.