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Perda superior a 190 milhões de euros em caso de cancelamento dos Festivais de Verão

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Perda superior a 190 milhões de euros em caso de cancelamento dos Festivais de Verão
Perda superior a 190 milhões de euros em caso de cancelamento dos Festivais de Verão - ®DR

 

De acordo com uma análise da CISIONo cancelamento dos festivais de verão, representaráuma perda de retorno superior a 190 milhões de euros, para as marcas que patrocinam os dez festivais portugueses mais mediáticos.

A passagem do estado de emergência, para o de calamidade, marcou o início do desconfinamento e a reabertura gradual da economia, que procura responder agora à crise provocada pelo novo coronavírus.

No entanto, algumas das restrições irão manter-se e como afirmou o primeiro-ministro, na passada semana, “enquanto houver COVID, não haverá vida normal”.

É perante este contexto de renascimento para o país e as diferentes atividades que António Costa, após ter reunido com os principais promotores, na semana passada poderá anunciar já amanhã, as medidas que irão ser tomadas relativamente aos festivais de verão.

Os mais mediáticos

De acordo com uma projeção da CISION, em condições normais, no ano de 2020, os festivais mais mediáticos seriam o Rock in Rio, NOS Alive, MEO Sudoeste, Super Bock Super Rock, Vodafone Paredes de Coura, O Sol da Caparica, NOS Primavera Sound, EDP Vilar de Mouros, MEO Marés Vivas e EDP Cool Jazz.

Maratona dos Festivais de Verão

NOS Alive, grande vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION 2019, foi mencionado em quase seis mil notícias, entre setembro de 2018 e agosto de 2019, atingindo uma presença superior a 23 horas nas rádios e televisões nacionais.

Além de um Rating CISION 2019 de 99, que o colocou na categoria Gold, o festival detém ainda os selos Top Media e Top Social Media, atribuídos às iniciativas com melhor desempenho nos media e nas redes sociais, respetivamente.

Rock in Rio Lisboa, que já adiou a próxima edição para 2021, iguala o rating, a categoria e os selos do festival de Algés, assim como o Super Bock Super Rock, que difere apenas no Rating CISION 2019, de 91.

Em segundo lugar na Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION 2019, o Vodafone Paredes de Coura foi referido em quase três mil artigos. Com um Rating CISION 2019 de 91, é um evento Gold e detém ainda o selo Media.

Conhecido por marcar o início da temporada dos festivais de verão, o NOS Primavera Sound adiou a realização de junho para setembro.

Resta saber como se enquadrará a proposta da organização do festival do Parque da Cidade do Porto no âmbito da decisão final do Governo.

Perante todo este panorama, certo será que um eventual cancelamento dos festivais de verão irá resultar numa perda de retorno superior a 190 milhões de euros.